Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2014 - 07:02

Peça “Dona Saudade” revela novo talento da dramaturgia


Texto de Bernardo Florim estreia no CCBB Rio em julho, com direção de Camila Amado. Autor é o único dramaturgo brasileiro com três indicações para a cobiçada “Seleção Brasil em Cena”

Quatro personagens solitários chegam a uma velha casa de praia, com a intenção de vendê-la e de se despedir da jovem Luisa, que morreu misteriosamente e foi enterrada ali mesmo, na areia. Enquanto isso, cada qual confronta suas próprias questões em relação ao passado.

Este é o mote de “Dona Saudade”, peça de Bernardo Florim que estreia no Teatro 3 do CCBB Rio, no dia 17 de julho, às 19h30. Com elenco encabeçado pela atriz Ivone Hoffman, que vive o personagem-título, a peça inaugura a dramaturgia de Bernardo Florim na cena teatral carioca. O espetáculo foi selecionado para montagem pelo Edital 2013 da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Mas “Dona Saudade” é apenas um dos textos premiados do jovem dramaturgo de 24 anos, o único autor a receber três indicações ao prêmio máximo da Seleção Brasil em Cena: “Dona Saudade” e “Ensinar a sentir” foram indicados em 2012 e “Notas de inverno sobre memórias de verão”, em 2013.

A peça “Dona Saudade” fala de temas humanos por excelência: amor, ciúme, saudade, tristeza, esperança, memória, sonhos feitos e desfeitos. As histórias de todos se entrelaçam com delicadeza, com a naturalidade própria do ato de viver. Luisa, o personagem evocado, torna-se o centro da ação e, em torno da ideia dela, cada um dos outros se apresenta com o seu melhor e o seu pior. Como pano de fundo, a esperança tece a sua teia aparentemente sem fim. E o destino se anuncia, inesperado como sempre.

Ivone Hoffman vive Dona Saudade; Luisa é encarnada pela atriz Brigida Menegatti e Carlos, por Jaderson Fialho. Fábio Cardoso vive Vicente e Isabella Dionísio, Maria Isabel. A direção é de Camila Amado e a produção, da MP2 Produções. Bernardo Florim Dramaturgo e pesquisador, Bernardo Florim alterna a dramaturgia com a pesquisa, na qual se dedica ao estudo da narrativa e da escrita dramática.

Em 2006, aos dezenove anos, recebeu o maior prêmio do Festival de Teatro de Niterói pelo monólogo “A vida íntima da minha poltrona”. Foi também duas vezes premiado no Concurso Nacional do Conto, com “Casa das Redes” (2008) e “O Despertar” (2006), ambos publicados em antologias.

Coordenou, do desenvolvimento à realização, o mini-seriado “Curta Curador”, dirigido por Eduardo Nunes, José Joffily e Breno Kupermann, que será exibido pela UniTevê. Também na universidade dirigiu e participou de diversos curtametragens, exibidos em festivais nacionais e internacionais.

.[Dona Saudade, de 17 de julho a 31 de agosto de 2014, de quinta a domingo, às 19h30, no Teatro 3 do Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro RJ. Classificação etária: 14 anos. Ingressos: Inteira: R$ 10,00.Meia: R$ 5,00. Telefone: (21) 3808-2020 | E:mail: [email protected] | www.bb.com.br/cultura].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira