Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2014 - 07:32

Tem que respeitar

É inevitável abordarmos temas ligados à copa do mundo. A riqueza de acontecimentos nos chama a atenção para detalhes, comprovando que, no geral, o Brasil está se saindo muito bem. Nas 12 Cidades sedes dos jogos, poucos foram os episódios negativos e, desses, boa parte tiveram como protagonistas torcedores estrangeiros, que, além da paixão por futebol, trouxeram na bagagem maus exemplos de convivência e desrespeito.

Antes da Copa, a cartilha lançada pela Fifa alertava aos gringos sobre o comportamento do brasileiro, o que causou polêmica. Foram “conselhos” para evitar mal-entendidos culturais, como por exemplo, a falta de pontualidade e educação no trânsito do brasileiro. É compreensível, porém sabemos que cada povo tem seus hábitos. Aparentemente, houve um excesso de preocupação com o brasileiro e, especificamente com a segurança dos turistas, esquecendo a FIFA de se precaver quanto ao comportamento dos visitantes.

Como se sabe, cerca de 200 torcedores chilenos invadiram o Centro de Mídia da FIFA, no Maracanã, aonde derrubaram paredes e quebraram equipamentos. Em Belo Horizonte, quase 20 colombianos foram detidos por cometerem furtos de dinheiro, relógios etc. E 15 peruanos foram presos por outros delitos. No total, segundo a polícia civil, desde o dia 12, já foram quase 80 estrangeiros envolvidos em ocorrências policiais somente na Cidade mineira, sendo mais de 40% desse total por terem cometido algum crime.

O fato é que, no geral, as autoridades brasileiras armaram um esquema que envolveu a polícia militar, guardas municipais, polícias civil, federal e rodoviária, além das Forças Armadas, buscando atender o chamado “padrão Fifa” também na questão da segurança do evento, o que parece estar funcionando bem, embora críticas sempre existirão.

Como diria Nelson Rodrigues, mesmo com o complexo de vira-lata, estamos sendo responsáveis pela realização de uma das melhores copas do mundo dos últimos tempos, inclusive na área da segurança, na qual poucos foram os episódios que afetaram diretamente o evento.

O temor do comportamento do brasileiro foi um exagero, pois estamos dando aula de receptividade e alegria. Muitas das ocorrências tiveram como protagonistas os turistas estrangeiros. A “Dona Fifa” esqueceu de combinar com eles o comportamento adequado no país do futebol que, independente das questões internas, está , sim, organizando um belo evento. E isso tem que se respeitar.

.Por: Marcos Espínola, Advogado criminalista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira