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01/07/2014 - 07:39

As vantagens de uma franquia imobiliária

O mercado imobiliário vem sendo um dos maiores destaques da economia brasileira. Nos últimos quatro anos, o faturamento do setor avançou 190%. Em São Paulo, apenas os imóveis novos movimentaram, em média, 404 milhões de reais por semana em 2013, de acordo com dados da Secovi-SP.

Para quem quer entrar nesse lucrativo setor, a franquia imobiliária é o caminho mais simples e seguro, dispensando até experiência ou conhecimento prévio na área. O modelo ainda é pouco conhecido no Brasil, mas no exterior as franquias imobiliárias já fazem sucesso há décadas. Para se ter uma ideia, só nos Estados Unidos, elas representam mais de 89% do mercado imobiliário.

Por aqui, esse mercado começa a ganhar fôlego. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2013, havia 61 redes de franquias do setor imobiliário e de construção. Juntas, elas registraram um faturamento anual de 2,8 bilhões de reais. O nicho é uma excelente oportunidade para quem quer entrar no mercado imobiliário, mas não sabe nem por onde começar, e também para quem já atua no setor, mas busca um modelo de gestão mais eficiente e uma marca sólida para impulsionar seus negócios. Conheça melhor algumas vantagens desse modelo.

Maior chance de sucesso - Se abrir uma empresa é sempre arriscado, optar por uma franquia diminui consideravelmente o risco de fracasso. Os números não mentem. De acordo com os dados do IBGE, enquanto 48% das novas empresas morrem com três anos de vida, apenas 5% das franquias deixam de existir nesse mesmo período de atividade. O segredo é que sua empresa já nasce com um nome forte no mercado e você já entra para o mundo dos negócios capacitado e com todo know-how necessário, que lhe será repassado pelo franqueador.

Ter uma empresa de verdade - Muitas franquias do ramo de serviços - especialmente as de menor investimento - funcionam no sistema home based, ou seja, são administradas de casa. Ao optar pela franquia imobiliária, você vai ter uma rotina de empresário, com um escritório próprio e equipe completa. Além, é claro, das vantagens de ser seu próprio patrão, como maior controle sobre sua agenda e flexibilidade para cuidar de assuntos pessoais.

Baixo capital imobilizado - A compra de equipamentos e o abastecimento de estoque são gastos comuns de um franqueado e, produtos guardados no estoque significam dinheiro parado. Para quem tem uma franquia imobiliária isso não é problema. Suas únicas preocupações com custos fixos são com o aluguel do imóvel e a remuneração da equipe.

Altas margens de lucro - Se o custo operacional é baixo, o mesmo não se pode dizer das margens de lucro. Um imóvel tem um ciclo de venda mais longo que qualquer produto de varejo, sem dúvida, mas os valores absolutos são muito maiores. Um apartamento com um dormitório chega a custar mais de 400 mil reais em São Paulo. Tomando como base o padrão de mercado (6%), em apenas uma venda, a comissão é de 24 mil reais. Ou seja, uma única venda de altíssimo padrão pode representar o retorno do seu investimento inicial.

Convencido de que a franquia imobiliária é a mais recomendada para o seu perfil, o segundo passo está em buscar a marca ideal. É importante observar a estrutura e o sistema de gestão da rede. Esses diferencias, além de uma marca forte, são decisivos para a operação diária da sua empresa. Ter um banco de imóveis central também ajuda na busca do negócio certo para o seu cliente. Não podemos nos esquecer ainda que o franqueador deve oferecer treinamento e capacitação para o franqueado, passando a ele tudo o que é determinante para o sucesso da sua franquia imobiliária. Faça a escolha certa e trabalhe pelos melhores resultados!

.Por: Germano Leardi Neto, diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi. [www.leardi.com.br].

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