Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2014 - 08:00

Rocinha by Rocinha estimula turismo nas comunidades cariocas

Projeto implanta conceito disseminado na Europa de visitas gratuítas guiadas por jovens membros da própria comunidade.

Rio de Janeiro - Começa a ganhar corpo no Rio de Janeiro o projeto Rocinha By Rocinha, uma iniciativa para estimular o turismo nas comunidades e favelas da cidade. O projeto foi criado no início deste ano por uma pequena e dedicada equipe de jovens da própria Favela da Rocinha, estimulados pelo desejo de iniciar um intercâmbio cultural entre os moradores e os turistas nacionais e estrangeiros que visitam o Rio.

O Rocinha By Rocinha está oferecendo, dentre outras opções, uma proposta de passeio muito comum nos países europeus: visitas guiadas gratuitas, largamente conhecidas pelo termo em inglês free walking tours. Ao final do passeio, o turista tem a opção de fazer uma contribuição voluntária, com a liberdade para definir o valor de acordo com o que quiser e puder pagar. Ao contrário do que é praticado por agências de turismo convencionais, o projeto estipula que 100% dos valores arrecadados são repassados ao guia responsável pela visita. O mesmo ocorre no caso dos passeios cobrados, como a caminhada até o Morro Dois Irmãos e o roteiro noturno, que devem ser agendados previamente com a equipe.

"Queremos mostrar o que a cultura da Rocinha tem para oferecer e proporcionar uma experiência real do que representa fazer parte dessa comunidade", explica um dos fundadores do projeto Rocinha By Rocinha Erik Martins. Professor de inglês, estudante universitário do curso de Gestão de Turismo e já com formação técnica na área, Erik lidera o time formado por outros cinco guias, todos moradores da Rocinha, com bons conhecimentos em inglês e uma grande vontade de empreender, obter independência financeira e ainda ajuda a comunidade a prosperar.

"Nossos passeios abrangem as recentes iniciativas que estão melhorando as condições da favela, mas também revelamos os locais que ainda carecem de zelo. Não queremos esconder o que nos entristece, mas explicitar tudo o que há de belo e culturalmente rico ao nosso redor, como algumas visitas panorâmicas fascinantes que nos enchem de orgulho", conta Erik.

Apoio internacional-O projeto Rocinha By Rocinha conta com o apoio de consultores internacionais voluntários, que estão contribuindo para estruturar e divulgar o trabalho. Além de trazer turistas estrangeiros e ajudar a montar a logística do grupo, os dinamarqueses Carl Emil S. Bregnhoi e Sissel Morell Dargis criaram o website[ www.rocinhabyrocinha.com] e apresentaram para os guias uma solução para que eles pudessem aceitar pagamentos com cartões de crédito internacionais. A empresa sueca de pagamentos móveis iZettle tornou-se parceira do projeto para garantir que os turistas estrangeiros, nem sempre com dinheiro em espécie à mão, tenham a possibilidade - quando desejável - de pagar com cartão com segurança e mobilidade. Em operação no Brasil desde agosto de 2013, a iZettle está ajudando empreendedores e profissionais liberais de nove países a aceitar pagamentos em seus smartphones e tablets. [www.izettle.com] [[email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira