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02/07/2014 - 08:18

Tendência: propaganda no cupom de recarga de celular

Com um aumento significativo nos últimos anos, as classes emergentes privilegiadas pela economia com a abertura de crédito e todas as facilidades de negociação de compra de produtos têm movido o mercado brasileiro de maneira surpreendente, representando hoje 85% da população brasileira, sendo a classe C a que mais cresce, com 105 milhões de pessoas atualmente e um consumo da ordem de R$ 1 tri em 2012. Ressaltando que até 2015 os novos consumidores que descobriram os mercados de higiene, eletrodomésticos, beleza e tendem a abrir novos segmentos, deverá crescer 15%, atingindo R$ 1,5 tri.

Diante desse cenário, chamar a atenção dos consumidores cada vez mais ocupados e distraídos não é tarefa fácil para as marcas. Contudo, em época de convergência de mídias e novas ferramentas digitais para interação, aproveitar que o celular está nas mãos de 210 milhões de pessoas dos segmentos B, C e D, literalmente, pode facilitar a comunicação de produtos e serviços. Assim, a propaganda nos cupons de recarga é a melhor e mais rápida mídia para falar com quem hoje está influenciando a economia.

Marcas como Claro e Pernambucanas estão aproveitando o potencial de comunicação, que está presente em 200 mil pontos de venda espalhados por todo o Brasil e lançando campanhas publicitárias. Além disso, a Caixa Federal com a Mega da Virada e o Ministério da Saúde já marcaram presença nos cupons de recarga em campanhas públicas como a da doação de sangue, impactando mais de 460 mil pessoas na Grande São Paulo, e de Combate a Dengue, uma em março e outra no mês de Maio.

Responsável pela divulgação desse tipo de ação, a Mídia & Cupom imprimiu mais de 20 milhões de cupons em 2013. Para 2014, a empresa estima quintuplicar esse volume em 2014, ultrapassando a marca de 100 milhões de cupons.

O cupom permite fazer promoções imediatas ou campanhas de consolidação de marca para um público segmentado que pode atingir até 50 milhões de pessoas mensalmente, chegando a um alcance que nenhuma outra mídia chega.

A efetividade do cupom como nova mídia é reforçada pelos dados da Teleco que apontam que dos 272 milhões de aparelhos celulares, 45% de consumidores entre 25 e 44 anos de idade já fizeram alguma compra após receber uma mensagem promocional via celular.

Isso porque, máquinas de recarga estão presentes, por exemplo, em 29 mil armazéns, mercearias e açougues de bairro; 20 mil bares e restaurantes; 19 mil farmácias; 10 mil bancas de jornal; e 8 mil postos de gasolina e uma infinidade de pontos de venda que estão inseridos no dia a dia dessas classes emergentes. Justamente em locais que outras mídias não atingem.

Portanto, atingir as classes B, C e D podem ser um desafio para as empresas. No entanto, a forma com que um produto ou serviço é oferecido ao mercado faz toda a diferença. Por isso, a propaganda por meio do cupom de recarga do celular pode ser uma boa aposta das organizações para conquistar esse tipo de público. Você vai ficar de fora dessa?

. Por: Fábio Rodrigues, CEO da Mídia & Cupom, formado em administração pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Marketing and Services pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) [www.midiaecupom.com.br].

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