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21/12/2007 - 09:31

É tempo de inovar


O ano novo se aproxima e as esperanças estão renovadas. É hora de colocarmos em prática nosso planejamento para o ano que se inicia. É hora de inovar na forma de gerenciarmos nossos colaboradores. É hora de iniciar o processo de outsourcing de Recursos Humanos nas empresas. Mas, afinal em que consiste o outsourcing de RH?

O termo “outsourcing” ficou conhecido no exterior e aqui no Brasil como significado de terceirização, que especialmente em RH, convencionou-se associar a um processo ou conjunto de processos que podem ser executados por fornecedoras especializadas, como por exemplo, outsourcing da Folha de Pagamento, ou seja, delegar a execução dos processos de folha a uma empresa especialista neste negócio.

Com a maturidade do mercado, tais serviços se expandiram, indo além de fornecer a mão-de-obra necessária à execução das rotinas, agregando metodologia, software, hardware, infra-estrutura de hospedagem de aplicações e rede de comunicações, e responsabilidade relativa às conseqüências deste serviço, tais como: atualização legal, relacionamento com órgãos públicos, interfaceamento com bancos e outros fornecedores, etc.

Em resumo, o controle da operação e suas conseqüências passam a ser da empresa contratada, permitindo, desta forma, que o cliente foque seus recursos na estratégia de sua organização e não em procedimentos operacionais, reduzindo assim sua exposição a riscos desnecessários.

Dentre as diversas vantagens que o outsourcing agrega aos negócios, podemos destacar a redução de custos de operação, pois os processos de pagadoria passam a ser executados por parceiros especialistas, e com alto índice de informatização, o que garante maior produtividade, além de ganhos de escala que são repassados aos clientes do provedor de outsourcing.

Outro benefício bastante importante é o fato do departamento de Recursos Humanos poder realmente manter seu foco no negócio da empresa, ou seja, o RH passa efetivamente a cumprir o seu papel como gerenciador de recursos humanos, direcionando sua atenção para a elaborar planos de carreira, gestão de treinamento, retenção de talentos, dentre outras atribuições estratégicas.

Também é importante destacar os principais cuidados que as empresas devem ter ao iniciar um processo de outsourcing. Dentre estes, ressaltamos a escolha do fornecedor como sendo o principal. É muito importante ter em mente que decidir o parceiro que irá nos prover o outsourcing é um dos pontos críticos de sucesso do projeto.

Devemos buscar parceiros qualificados e que tenham também afinidade cultural com os valores da nossa empresa. É fundamental que o fornecedor tenha compromisso com a qualidade de seus processos, expertise, capacidade e atualização tecnológica constantes, além de processos totalmente definidos e estruturados.

Para garantir que esse compromisso seja mantido, a ABPO-RH (Associação Brasileira dos Provedores de Ousourcing de RH) tem como meta a pesquisa e busca constante de melhores práticas em mercados mais maduros neste tipo de serviço como a Europa e EUA, pois desta forma poderemos competir no futuro para tornar o Brasil uma base de excelência em serviços desta natureza.

Seguindo estas orientações, podemos garantir o sucesso do projeto de outsourcing.

. Por: Renato Morcelli é diretor de marketing da ABPO-RH (Associação Brasileira dos Provedores de Outsourcing de RH) | .ABPO-RH - A ABPO-RH (Associação Brasileira de Provedores de Outsourcing) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne as principais empresas fornecedoras de serviços de terceirização de processos de Recursos Humanos no Brasil. Criada em 2007, a ABPO-RH tem como objetivo estabelecer condições que mantenham os processos de outsourcing dentro dos estritos padrões técnicos, morais e éticos reconhecidos pela sociedade local, nacional e internacional. A ABPO-RH vai desenvolver e divulgar as vantagens competitivas do outsourcing, patrocinando pesquisas, divulgando números e iniciativas para trazer novas metodologias e tecnologias, que contribuam para o crescimento do outsourcing. A ABPO-RH também apresenta como meta promover o relacionamento com os órgãos governamentais e regulatórios, visando ao melhor entendimento dos vários impactos que os provedores de serviços e seus clientes sofrem com as conseqüentes modificações e alterações legais que regulam as relações trabalhistas no Brasil.O conselho diretor da ABPO-RH é formado por executivos com larga experiência na área de outsourcing de RH. Eduardo Quadrado, da RM Outsourcing (TOTVS BPO RH) é o presidente e José Cabral, da ASM, o vice-presidente. A diretoria também é formada por Renato Morcelli, (Datasul Outsourcing), que assume a diretoria de relações institucionais, Ricardo Paulauskas (RH Top) diretor de Relações Internacionais, Daniel Arnaldi (Build Up) diretor Administrativo-Financeiro, Alexandre de Botton (ProPay), diretor de Desenvolvimento Organizacional e Arlindo Felipe Junior (ASM), que será secretário executivo. | Site www.abporh.org.br e obtenha mais informações sobre a ABPO-RH (Associação Brasileira dos Provedores de Outsourcing de RH) e de como podemos ajudá-los no processo de terceirização de rotinas operacionais de folha de pagamento.

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