Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2014 - 09:31

Segundo Akamai, Brasil é 1º no mundo em crescimento de endereços IPv4

Estudo - que analisa o primeiro trimestre de 2014 - identificou crescimento de 50% em novos endereços IPv4 no último período de um ano. Em relação ao trimestre anterior, aumento foi de 12%. Evolução expressiva impacta na velocidade media de conexão do país, deixando-o na 87ª posição do ranking global.

São Paulo – Desenvolvido pela Akamai, o State of The Internet traz dados sobre o tráfego global durante o primeiro trimestre de 2014. Dentre eles, aponta que a velocidade média mundial de conexão de internet foi de 3,9 Mbps. No Brasil foi de 2,6 Mbps, declínio de 3,1% em relação ao 4T13 e significativo aumento de 23% se comparado ao 1T13 (período de um ano). No ranking global do estudo, o país fica na 87ª posição – no trimestre anterior era 84ª, com 2,7 Mbps.

O report analisou 194 países ou regiões conectadas à plataforma Akamai – considera para seus rankings apenas os que tenham mais de 25 mil endereços de IP – e verificou, ainda, que o Brasil teve pico de velocidade de 17,9 Mbps no período, queda de 12% em relação ao quarto trimestre de 2013 e crescimento de 0,2% em relação ao último período de um ano. A média global foi de 21,2 Mbps, declínio de 8,6% em relação ao trimestre anterior, e o melhor desempenho foi da Coreia do Sul, com 68,5 Mbps. Já o Brasil figura no 82ª lugar deste ranking (picos de velocidade).

No que diz respeito ao crescimento de endereços IPv4, o Brasil permanece em primeiro lugar, com 12% de aumento e o que significa mais de 4 milhões de novos endereços. Ao verificar o último período de um ano, o país também é o primeiro, com 50% de evolução. Segundo Jonas Silva, diretor de Canais e Programas na América Latina da Akamai, “apesar da posição do Brasil no ranking de velocidade parecer algo negativo, é importante considerar que incluímos digitalmente 50% a mais de novos assinantes no último período de um ano, o que explica esse cenário. Inicialmente, a população que ingressa à internet tende a contratar velocidades mais baixas, reduzindo a média de velocidade do país. O desafio é manter essa ampla inclusão que vem sendo feita, com foco em oferecer qualidade e maior velocidade a esses entrantes”.

O material, que também segmenta sua análise por regiões, identificou que nas Américas apenas oito países têm mais de 25 mil endereços de IP conectados à Akamai em uma velocidade superior a 10 Mbps (alta banda larga). Dentre eles estão: EUA (com taxa de adoção de 36%), Canadá (32%), Uruguai (4,5%), México (2,2%), Argentina (2%), Chile (1,1%), Brasil (1%) e Colômbia (0,4%). Em relação às conexões de banda larga (entre 4 Mbps e 10 Mbps), destacam-se Canadá e EUA, com 82% e 73%, respectivamente. Dentre os outros países que se encaixam no perfil analisado, a adoção varia de 34%, no Uruguai, a 1% na Venezuela. O Brasil apresenta adoção de 21%, diminuição de 2,3% em relação ao último trimestre e crescimento de 83% se comparado ao último período de um ano.

Adicionalmente, essa edição do estudo apresenta o ranking "Global 4K Readiness", que analisa a entrega de streaming de ultra resolução (ultra HD - 4K). A Akamai considera que é preciso 15 Mbps de capacidade para que tais vídeos sejam trafegados e identificou que apenas 11% dos países conectados à sua plataforma possuem infraestrutura capaz de suportá-lo, ou seja, internet superior a 15 Mbps. Dos 47 países que se encaixaram nesse perfil, o Brasil está na antepenúltima posição (45ª), com 0,3% de suas redes capazes de realizar streamings em 4K.

O State of The Internet é trimestralmente produzido pela Akamai com base nos dados colhidos na Plataforma Akamai Intelligent. O material provê uma visão global de importantes estatísticas da Web, como: conectividade de rede e velocidades de conexão, tráfego de ataques, adoção de banda larga e disponibilidade.

A Akamai é líder mundial em soluções para Internet e detentora de uma rede mundial de cerca de 140 mil servidores. Por meio de sua estrutura, a Akamai é responsável por mais de 30% de todo o tráfego de internet mundial. Como uma de suas soluções principais, a empresa possui a Akamai Intelligent Platform, que provê amplo alcance, confiabilidade, segurança, visibilidade e conhecimento únicos no mercado. blogs.akamai.com.

No Brasil, a empresa é representada pela Exceda, líder brasileira em soluções de aceleração, distribuição de conteúdo e segurança para empresas que utilizam a internet como ferramenta de negócios. Fundada em 2002, a companhia também atua na América Latina com presença na Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Atualmente, a Exceda atende mais de 150 clientes com operações críticas na web, dentre eles, estão todos os principais portais de e-commerce brasileiros, instituições financeiras, companhias de mídia e entretenimento e governo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira