Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2014 - 09:41

Clima frio aumenta em média 50% a procura por exames diagnósticos das vias respiratórias

Segundo a Fundação IDI, maior provedora de exames de diagnóstico por imagem da rede pública de saúde, Raio-X de tórax e seios da face são os mais solicitados para o diagnóstico de doenças como rinite, sinusite, gripes e resfriados, alergias, bronquite, asma, pneumonia, entre outras

Com a queda das temperaturas no período de outono, a época de frio volta a fazer parte da vida das pessoas, que começam gradativamente a se adaptar ao novo clima. Porém, a estação nunca chega sozinha e traz consigo uma série de doenças que se manifestam em larga escala nesta época como rinite, sinusite, gripes e resfriados, alergias, bronquite, asma, pneumonia, entre outras que afetam diretamente as vias respiratórias.

Um levantamento feito pela Fundação IDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), que atua há mais de dez anos na saúde pública e é a maior provedora de exames de diagnósticos por imagem do SUS, aponta uma média de 50% de aumento na realização dos exames diagnósticos para vias respiratórias, entre janeiro/2014 (média de 30 mil exames) e abril/2014 (média de 43 mil exames), que caracteriza a chegada de temperaturas mais frias. Os exames mais solicitados são os de Raios-X de seios da face e tórax com um crescimento de 35% e 25%, respectivamente.

“É justamente neste período que a procura pelos prontos socorros públicos aumenta muito. Esse aumento reflete também na realização de números de exames que tem um papel fundamental na detecção desses problemas sazonais”, explica Dr. Jorge Mesquita, médico do trabalho da Fundação IDI.

Outro fator fundamental em qualquer caso clínico é a agilidade. Os laudos emitidos pela Fundação IDI são realizados em até 4 horas. Em casos emergenciais, o resultado sai em até 1 hora. Antes, o processo poderia durar dias. “Essa diminuição do tempo de espera permite que essas doenças sejam diagnosticadas e tratadas a tempo, impedindo a evolução do quadro e, além disso, no caso de algumas doenças, a sua transmissão”, ressalta Dr. Jorge.

. Dicas de Prevenção: .Algumas dicas podem atenuar a manifestação dessas doenças de inverno. Abaixo, algumas das principais considerações sobre o assunto: . Manter as mãos sempre bem limpas e higienizadas.

. Beber bastante água. Cerca de dois litros por dia é suficiente.

. Não compartilhar copos e talheres.

. Não fumar e procurar evitar inalar a fumaça emitida por fumantes.

. Evitar ambientes fechados e poluídos.

. Evitar contato com produtos de limpeza, tintas, perfumes, mofo, poeira entre outros fatores que podem desencadear uma reação alérgica.

. Procurar se proteger de mudanças repentinas de temperatura. .Praticar atividade física regularmente mantendo uma vida saudável.

. Seguir sempre a orientação de seu médico, principalmente em casos de uso de medicação.

Perfil - A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem atua há mais de dez anos na saúde pública de São Paulo. Mantém convênio para operar a área de diagnóstico por imagem de diversos hospitais das Secretarias de Saúde do estado e município de São Paulo, estado de Goiás e prefeituras próximas à capital.

Possui cerca de dois mil funcionários e 500 médicos especialistas, que atendem em 75 unidades de saúde realizando mais de 4,1 milhões de exames por ano, sendo o maior provedor de exames de diagnósticos por imagem do país para a área pública.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira