Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2014 - 10:17

Posicionamento atual da TI: uma indústria que afeta todas as outras

Vivo e trabalho em um mercado muito dinâmico. A tecnologia da informação é a única que abrange quase todos os setores da indústria, por isso as mudanças neste segmento implicam em reflexos para diversos profissionais, executivos e mercados. Olhando para algumas gerações anteriores, me pergunto como é que os seres humanos faziam negócios, comunicavam-se uns com os outros, faziam compras e iam do ponto A ao B? A tecnologia da informação é responsável por muitos avanços da história recente. É o motor da produtividade e do crescimento econômico. E é devido ao setor de TI, que somos capazes de medir melhor as coisas e compartilhar informações e boas práticas de forma mais ampla e rápida.

Como mencionado por Erik Brynjolfsson, diretor do Centro de Negócios Digitais do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em uma apresentação, a produtividade é responsável pela prosperidade das nações, o sucesso competitivo das empresas e determina também padrões de vida. Erik salienta que, em média, empresas cujo setor de TI são mais ativos tornam-se mais produtivas. Por que isso acontece? Vamos usar a megatendência da digitalização como exemplo. As empresas digitalizadas têm descoberto uma infinidade de benefícios relacionados ao custo e à eficiência. Avanços digitais, como softwares embarcados e as impressões em 3D, também estão sendo cada vez mais adotados pelas companhias. Já as lojas online mudaram drasticamente a forma como fazemos compras, o que nos permitiu aprender muito mais sobre determinado produto ou serviço antes mesmo de recebê-lo. Quando tomamos decisões mais bem informados, há uma melhora na economia como consequência.

A melhoria da tecnologia e das comunicações está, inclusive, quebrando barreiras internacionais e nos ajudando a negociar de forma mais eficaz. Hoje, todos os seus colegas de trabalho estão fisicamente em escritórios da empresa? Muitas vezes não. O próprio trabalho é agora algo que você faz, e não mais o lugar onde você está. A era digital tem desafiado os conceitos, também, do que é um escritório – um local físico. A forma com que nos relacionamos – e-mail , teleconferência, skype – também está mudando nossa maneira de trabalhar e interagir.

Embora o advento da era digital tenha trazido uma série de mudanças positivas para a economia – o aumento da produtividade, a riqueza nacional e a competitividade –, existem alguns inconvenientes. Máquinas e ferramentas, que proporcionam às empresas a capacidade de fazer mais com menos, criam novos empregos, mas também são fontes de desempregos. A exclusão digital pode colocar as economias que ainda estão se desenvolvendo em desvantagem, distanciando-as do ritmo acelerado de adoção da tecnologia das economias avançadas. A internet dá poder aos civis para se levantarem contra governos opressivos e ao mesmo tempo muda a maneira como pensamos a privacidade, a segurança e as limitações que os governos e as organizações devem ter sobre as informações pessoais dos cidadãos.

Hoje, os recursos digitais também estão presentes em todos os aspectos ou setores de uma empresa. Produção, logística, processos administrativos e de vendas têm sido aprimorados por tecnologias há muitos anos; no entanto, agora mais do que nunca, os produtos e serviços que as empresas oferecem ao mercado estão cada vez mais ligados ao mundo digital. Indústrias de entretenimento, mídia e publicação foram abaladas por estes avanços. Com o progresso dos softwares embarcados e da análise de dados em tempo real, estamos notando a criação de uma infinidade de produtos inteligentes. De lâmpadas a motores a jato, de cestas de ovos a carros de auto-condução, observamos que o componente digital está se tornando cada vez mais importante e presente.

Além disso, a tendência da digitalização também está redefinindo a forma como as organizações idealizam produtos e os trazem para o dia a dia, dando origem a uma nova geração de empresas. Companhias como a Quirky, por exemplo, trazem produtos para o mercado por meio de uma abordagem de crowdsource, ou seja, um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, gerando fluxo de informações. Este modelo promove interação entre a comunidade online e sua própria equipe de design industrial. Na verdade, a abordagem da empresa para o desenvolvimento de produtos é tão única que chamou a atenção da General Electric. A GE concedeu à Quirky acesso à milhares de suas patentes. O objetivo é a criação de produtos novos e inovadores utilizando a abordagem comunitária da Quirky e o rápido processo de inserção no varejo.

A Square, empresa de pagamentos pelo celular, famosa por seu leitor de cartões que se conecta ao iPhone, liderada por Jack Dorsey, um dos criadores do sistema do microblogging mais conhecido do mundo, o Twitter, é um outro exemplo que pode substituir definitivamente a frase “o cheque está no correio” por “o dinheiro está no e-mail”. Em outubro do ano passado, a empresa lançou um serviço gratuito que permite enviar dinheiro para outra pessoa via e-mail, sem que haja login ou senha, sem a necessidade do uso de um software ou hardware ou mesmo de um sistema bancário de transferência pesado. A ferramenta é categoricamente uma forma clara e simples de transferir dinheiro entre indivíduos, exemplificando como uma empresa da era digital pode atuar com um produto totalmente digital, o que coloca as companhias tradicionais na defensiva.

Já dizia David Kirkpatrick em sua coluna na revista Forbes, no ano de 2011: “toda empresa é uma empresa de software”. As mudanças que estão ocorrendo hoje no setor de TI têm ganhado cada vez mais velocidade e posso dizer que, em geral, as inovações e eficiências adquiridas pela indústria na qual atuo estão definitivamente transformando todos os outros setores.

. Por: Blanca Treviño é presidente e CEO global da Softtek | **Artigo publicado originalmente no Linkedin – série “Influencers”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira