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04/07/2014 - 09:22

Como engajar pessoas


Defino-me como um sonhador, como uma pessoa com vontade muito grande de realizar projetos e de fazer acontecer. Consigo visualizar o futuro e saber como minha empresa estará daqui a uns anos e, por isso, corro em busca desse sonho diariamente.

Desde o início do meu empreendimento, em 2006, consigo identificar uma característica muito marcante e que é um dos ingredientes de sucesso para quem pensa em ter seu negócio prosperando: engajar pessoas.

Nesses anos todos, observei que tenho capacidade de atrair gente boa e de vender o sonho internamente para meus colaboradores. Consigo engajar pessoas melhores do que eu para fazerem as coisas acontecerem e serem complementares a mim. Tenho hoje cerca de 70 funcionários no total e, se levarmos em conta os empregos indiretos, contando as lojas, são mais de 200 pessoas que vivem como eu, em busca de sonhos e um futuro melhor.

Como minha área de atuação é o varejo, procurei observar muito bem como as relações deveriam ser para termos sucesso. Cheguei à conclusão de que é necessário gostar de gente e procurar sempre entender a necessidade do consumidor. Por isso, procurei montar uma equipe bem estruturada e comprometida, pois consigo antever tendências e destacar a marca das demais no mercado.

E o que estou dizendo não é demagogia, nem pieguice. Muito pelo contrário. O ser humano é a parte mais importante de qualquer processo. Implemente tecnologia de ponta, soluções inovadoras e softwares extremamente inteligentes. Quem os fez? Quem fará com que eles funcionem? São as pessoas e elas devem ser tratadas com total reverência, pois sem isso, elas murcham e não compactuam com os gestores para a prosperidade e sucesso do empreendimento.

Para fortalecer ainda mais minha habilidade em lidar com pessoas, tenho feito diversos cursos de liderança, coaching e PNL. Inclusive, todo empreendedor deve procurar se especializar e participar dessas oportunidades, que complementam as visões de futuro e oferecem novos horizontes.

Na minha empresa, por exemplo, trabalhamos com fantasias e artigos para festas, ou seja, minha missão é levar alegria, ativar a imaginação das pessoas e provocar sorrisos por meio dos nossos produtos. Mas isso só acontece se as pessoas que trabalham comigo estiverem felizes e realmente motivadas.

Dessa forma, a produtividade aumenta, o atendimento ao cliente torna-se cada vez mais eficiente, atraímos fornecedores que pensam como nós e, como resultado, todos crescem e continuam a levar alegria pelo Brasil todo.

Precisamos das pessoas. Procuro fazer com que minha equipe absorva esse ensinamento e dê um atendimento personalizado para nossos clientes, uma vez que não competimos no mercado em preço.

Porém, para oferecer um atendimento de qualidade, temos que investir fortemente em nossos colaboradores. Para isso, fazemos treinamentos semanais em uma sala própria para a finalidade. Quero mostrar aos meus colaboradores que o atendimento é o principal foco e que isso precisa estar no sangue. Assim posso dizer realmente que somos melhores e, certamente isso vai gerar sorrisos nas outras pessoas. Assim, uma espalha para a outra e a marca cresce cada vez mais.

. Por: Gustavo Lucas, sócio e diretor da Animafest, maior rede de fantasias e artigos para festas do Brasil.

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