Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2014 - 10:01

Instituto Gênesis da PUC-Rio entre as 10 melhores incubadoras do mundo

Incubadora ganhou a nona posição no Global Top 25, ranking criado pela UBI Index e disputado por mais de 300 incubadoras.

O Instituto Gênesis da PUC-Rio ganhou a nona posição do Global Top 25, ranking elaborado pela UBI Index, instituição de pesquisa sueca que avalia e reúne as melhores incubadoras do mundo. Selecionado na categoria "Melhores Incubadoras Associadas a Universidades", o instituto foi a única incubadora brasileira a fazer parte dos 25 primeiros selecionados. Dentre os critérios de escolha, destacaram-se a qualidade de atendimento aos clientes e o impacto econômico gerado na região. Foram avaliadas cerca de 300 incubadoras, em 67 países.

Sediada em Estocolmo, na Suécia, a UBI Index é considerada referência mundial na análise de desempenho de incubadoras ao redor do mundo. Formada por um time internacional de pesquisadores, a instituição classificou as incubadoras a partir de três critérios: o valor para o ecossistema, o valor para o cliente (startups) e a atratividade do programa de incubação. Mais de 60 indicadores de desempenho foram utilizados para comparar os processos de incubação em todo o mundo.

Segundo Dhruv Bhatli, cofundador da UBI Index, o Instituto Gênesis ganhou a nona posição no ranking por ser uma incubadora excepcional, principalmente nos requisitos desenvolvimento econômico e acesso aos indicadores de fundos. "Isso significa que os clientes (startups) do Instituto Gênesis têm melhor acesso aos fundos e geram alto impacto econômico para seu ecossistema. Além disso, os clientes do instituto têm uma sobrevida maior, com taxa de crescimento e desempenho muito melhor do que a média global", explica.

O pesquisador ainda ressalta que o foco nas empresas incubadas faz com o que Gênesis tenha um desempenho melhor do que a maioria das incubadoras do mundo. Ele afirma que a incubadora oferece aos seus clientes um ambiente empresarial favorável e é capaz de atrair um bom fluxo de negócio. No ranking, o Instituto Gênesis se posicionou à frente de incubadoras ligadas à instituições mundialmente renomadas, como a Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e Universidade de Melbourne, na Austrália.

Para José Aranha, diretor do instituto, a boa colocação reflete os esforços para oferecer um serviço de excelência: “Esse resultado é um reconhecimento para o Gênesis e só foi possível por conta de um controle muito grande de nossas atividades”, conta. A incubadora possui 12 empresas pré-incubadas, 9 empresas incubadas e 58 graduadas. Em 16 anos, o Instituto Gênesis gerou 140 empreendimentos que, juntos, somam um faturamento superior a R$ 1,5 bilhão, com crescimento médio de 25% ao ano. Em 2013, as empresas do Gênesis geraram um faturamento de R$ 751 milhões, valor 80% maior do que no ano anterior.

A incubadora Rice Alliance for Technology and Entrepreneurship, da Rice University, nos Estados Unidos, foi o primeiro lugar do Global Top 25. O país foi o que levou mais incubadoras para o ranking, quatro no total, seguido da China, com três. Já o Reino Unido possui apenas uma incubadora na lista, enquanto países como Taiwan e Chile têm duas cada. O estudo ainda revelou que incubadoras europeias criam metade do número de postos de trabalho, se comparadas às asiáticas. No requisito criação de postos de trabalho por dólar investido, as europeias também perdem para as incubadoras do continente americano. [http://ubiindex.com/rankings].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira