Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2007 - 08:16

Petrobras assina convênio em Macaé para projetos sociais

Foi assinado no dia 18 de dezembro, nas instalações da Petrobras em Imbetiba (Macaé), o convênio entre Petrobras e as prefeituras de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia e Conceição de Macabu para o repasse de verbas do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) a serem aplicadas na viabilização de projetos voltados para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. A duração do convênio é de um ano, podendo ser prorrogado.

Em cada município, a aplicação da verba será gerida pelos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsáveis pela indicação dos projetos, que devem ser condizentes com os ditames do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras, que patrocina projetos sociais em todo o país. Todos os projetos são fiscalizados pelo Ministério Público e deverão prestar contas de suas atividades e aplicações também à Petrobras.

Em São João da Barra, por exemplo, o convênio irá destinar os recursos para a implantação do projeto da Apae da cidade, chamado Cavalgar Especialmente, que irá oferecer a Equoterapia às crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais residentes no município. O método terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. “Esta conquista foi muito comemorada pelos pais e moradores, porque temos muitas crianças em nossa cidade que não têm condições de buscar este tratamento ou serem atendidas nos municípios vizinhos”, comemorou a presidente do Conselho Municipal dos Direiros da Criança e do Adolescente de São João da Barra, Maria Soledade Rovetta.

Em São Pedro da Aldeia, o projeto escolhido para receber o repasse da verba em 2008 foi o Sementes do Saber, realizado pela instituição que leva o mesmo nome. De acordo com o presidente da instituição, Antônio Carlos Barreto, os recursos serão aplicados na mantenção das atividades do projeto que funciona desde 2001 e atualmente atende 180 crianças, oferecendo reforço escolar e atividades culturais e esportivas. “Com o projeto, tiramos as crianças da rua e ocupamos seu tempo ocioso com atividades que ao mesmo tempo educam e transmitem valores. Elas adoram porque damos outro sentido a suas vidas”, avaliou Antônio.

Os convênios entre a Petrobras e as prefeituras dos municípios do entorno e região de influência de suas unidades de negócio – como a Bacia de Campos – e cidades que integram as rotas de abuso e exploração sexual infantil ou regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fazem parte de uma iniciativa em nível nacional que reforça o compromisso da empresa com a Responsabilidade Social. “Os projetos que receberão os recursos do FIA fazem parte de ações que irão contribuir para o desenvolvimento social da criança e do adolescente em nossa região”, disse o gerente de Comunicação da Petrobras na Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira