Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2014 - 10:21

Produtores iniciam colheita de algodão resistente a Helicoverpa

Os produtores da região centro-oeste do Brasil e na Bahia iniciaram a colheita da primeira safra comercial da tecnologia Bollgard II RR Flex. A Monsanto disponibilizou 30 mil sacos de sementes com a tecnologia, o que equivale a uma área plantada de cerca de 50 mil hectares, ou 5% da área plantada com algodão no país. A tecnologia confere proteção contra as principais pragas lepidópteras da cultura do algodão no Brasil, como curuquerê do algodoeiro (Alabama argillacea), lagartas das maçãs (Heliothis virescens), lagarta rosada (Pectinophora gossypiella),falsa medideira (Chrysodeixis includens), complexo Spodoptera (S. frugiperda, S. eridania, S. cosmioides) e lagartas do gênero Helicoverpa (H. zea e H. armigera), além de ser também tolerante ao glifosato, o que permite a aplicação do herbicida em pós-emergência da cultura.

“Essa é a tecnologia para o algodão mais utilizada no mundo”, afirma Eduardo Navarro, gerente de marketing da cultura na Monsanto. Antes de chegar ao Brasil, a tecnologia já estava liberada nos Estados Unidos (desde 2005), no Canadá (2005), no Japão (2005), no México (2006), na Coreia do Sul (2006), nas Filipinas (2006), na Colômbia (2007), na África do Sul (2007) e na Austrália (2003). “Esta ampla utilização, de mais de 10 anos de uso, só foi possível devido ao correto manejo e a implantação das áreas de refúgio estruturado nestes países”, explicou o gerente.

A Helicoverpa armigera destacou-se como o principal desafio da última safra. Os danos causados por essa lagarta chegaram a R$ 10 bilhões em todo país, de acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). As lagartas do gênero Helicoverpa – incluindo a Helicoverpa armigera – atacam os botões florais, as flores e as maçãs do algodão. De acordo com os primeiros relatos da utilização da tecnologia no Brasil, enquanto o algodão convencional exigiu aproximadamente 20 aplicações para o controle de lagartas, nas áreas de Bollgard II RR Flex os cotonicultores fizeram no máximo uma aplicação (nesse caso, para Spodoptera frugiperda).

Monsanto -Presente há 50 anos no Brasil, a Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura e referência em inovação tecnológica. Pioneira no desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao país, em 1963, a Monsanto cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz da unidade brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o mundo. Cerca de 2.700 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios distribuídos pelo Brasil.

No Brasil, a Monsanto produz e comercializa a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (tecnologias Roundup Ready® e Intacta RR2 PRO™), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar com a marca Canavialis. [www.monsanto.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira