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05/07/2014 - 06:01

TIM investe R$ 8 milhões para criação do centro de gestão de rede 100% próprio

Operadora tem como meta melhorar os indicadores de qualidade por meio do controle direto da rede, garantindo maior agilidade e eficácia dos processos.

Salvador(BA) – A TIM acaba de concluir o processo de internalização de seu Network Operation Center (NOC), o centro de gestão de rede da operadora para os segmentos móvel e fixo. A partir de agora, a companhia não trabalha mais com fornecedores externos para as atividades de monitoramento e gestão da rede, mas sim com funcionários 100% próprios. O objetivo é ter controle direto sobre os processos e equipes para melhorar ainda mais seus indicadores de qualidade de serviço. Durante seis meses, foram investidos R$ 8 milhões em treinamento de pessoal e em infraestrutura para garantir um centro de excelência de gestão de rede, em linha com as melhores práticas do mercado.

Atualmente, o NOC dispõe de 400 funcionários, distribuídos em quatro unidades: duas no Rio de Janeiro, no Rocha e na Barra da Tijuca, e outras duas em São Paulo, em Santo André e na Lapa. Eles monitoram e fazem a gestão de 12,5 mil sites, 70 mil quilômetros de fibra óptica, 900 elementos de rede Core IP, 6,7 mil equipamentos de transmissão e 1,3 mil MSANs - equipamentos multisserviço de acesso IP que possibilitam a interligação do tráfego das redes de alta velocidade. “Todos os processos foram redesenhados para garantir a agilidade e assertividade no monitoramento da rede, prevendo possíveis falhas e agindo imediatamente em caso de indisponibilidade de serviço. A internalização do Network Operation Center foi um passo fundamental para fazer melhorias na infraestrutura, que irão refletir na qualidade do serviço prestado ao cliente”, diz Carlo Filangieri, CTO da TIM Brasil.

Perfil - A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago. Atualmente, possui mais de 73,9 milhões de clientes e 27,02% de market share. O desempenho positivo é fruto da inovação da companhia, que liderou movimentos importantes no setor para tornar os serviços móveis acessíveis a toda população. Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e do atendimento. No triênio que vai até 2016, a companhia aplicará em infraestrutura mais de 90% dos R$ 11 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Para expansão e melhorias da rede, a operadora comprou ativos como a Intelig (2009) a AES Atimus (2011) e realiza projetos especiais, como a instalação da rede de fibra óptica na região Norte, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.

A companhia também prioriza a transparência nos seus negócios e no relacionamento com os clientes. Um marco foi o lançamento, em 2012, do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas), que permite aos consumidores conhecer o verdadeiro retrato da cobertura da TIM e seus projetos de ampliação e melhorias da rede. A TIM é ainda a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Na Bolsa, faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2).[www.tim.com.br | www.twitter.com/timbrasil ou www.facebook.com/timbrasil].

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