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CANAIS

05/07/2014 - 06:07

Com novos calados, Brasil Terminal Portuário está preparada para receber navios maiores

A Empresa espera que novos contratos de dragagem previstos para iniciar no Porto de Santos promovam a manutenção das condições isonômicas entre os trechos.

Santos (SP) – A Brasil Terminal Portuário (BTP) está apta a receber navios maiores, a partir das novas profundidades do canal de navegação do Porto de Santos homologadas pela Marinha na tarde do dia 03 de julho(quinta-feira). Seu cais de três berços e 1.108m de extensão foram construídos para profundidades de até 17m.

A nova profundidade autorizada impacta positivamente e reestabelece maior isonomia competitiva entre os terminais instalados no Porto. Com a homologação, a nova configuração do canal apresenta no trecho 4, onde está instalada a BTP, calado operacional de 12,6 metros (os trechos 1, 2, 3 estão, respectivamente, com 13,2, 13,0 e 12,7 metros). Além disso, seus berços já têm calados operacionais homologados entre 12,8 e 12,9 metros, o que coloca a BTP em equiparação operacional aos demais terminais instalados no Porto.

“Estamos satisfeitos com o ganho de calado, e confiantes que, com o contrato emergencial de dragagem definido, a Codesp está com firme propósito de levar todo o canal de navegação à profundidade compatível com o agora homologado para o trecho 1” diz Henry Robinson, diretor-presidente da BTP.

Agora, a expectativa da Empresa é de que as obras de dragagem de manutenção, a cargo da Secretaria Especial de Portos (SEP), resultem em novas marcas, com profundidades mínimas de 15 metros.

“Estamos confiantes de que a nova licitação para serviços de dragagem no Porto de Santos, tanto de aprofundamento como de manutenção do canal, merecerá total atenção e prioridade por parte do Poder Público, resultando em maior grau de segurança da navegação e confiabilidade por parte dos clientes e armadores que frequentam o Porto. A ação proporcionará, ainda, no caso da BTP, inegáveis benefícios na condução de seus negócios com seus clientes, parceiros e mercado como um todo”, conclui o executivo.

Perfil - A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso de uso público, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que possibilita maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de R$ 2 bilhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 16 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e capacidade projetada de 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.

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