Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2014 - 11:05

Infiltração não é indicada para o caso de Neymar e tratamento para consolidação do local está correto, afirma neurocirurgião especialista em coluna

Os médicos da seleção brasileira estão furiosos com algumas opiniões médicas dadas à mídia, a respeito da lesão na coluna do jogador Neymar. Muitos profissionais têm afirmado que o jogador poderia, em último caso, jogar a final se fosse submetido a uma infiltração na coluna.

O neurocirurgião e especialista em coluna, Dr. João Luiz Pinheiro Franco, referenda a opinião da CBF afirmando que o uso de qualquer infiltração, neste caso, é totalmente contraindicado. Mas, faz uma ressalva no tocante à infiltração.

“A infiltração é um tratamento tradicional, efetivo, e bastante utilizado pelos principais departamentos de coluna do mundo. No entanto, para o caso de Neymar (fratura de processo transverso), a infiltração realmente não se aplica e o tratamento com cinta ortopédica é a indicação mais correta para a consolidação no local”, afirmou o médico.

A lesão na vértebra-A fratura que tirou Neymar da Copa do Mundo está localizada numa região da coluna chamada “processo transverso”. Os processos transversos são duas pequenas extensões laterais que cada vértebra lombar e torácica possui.

“Diferentemente do que tem sido escrito incorretamente na mídia, o processo transverso não auxilia nos movimentos da coluna, mas ele serve como ponto de atracamento para uma série de grupos musculares entre as vértebras. Entre dois processos transversos, de uma vértebra de cima e uma vértebra logo abaixo, há grupos músculos que se atracam no transverso de cima e no transverso de baixo, assim, eles não atuam diretamente na movimentação da coluna, mas ajudam a estabilizar e coordenar a direção do movimento”, disse o especialista.

A coluna conta com 12 vértebras torácicas e cinco lombares, e assim, 34 processos transversos. O fato é que uma fratura de processo transverso resulta de um impacto de alta magnitude. “Acho estranho que o jogador colombiano tenha achado isso um lance normal. No entanto, essa fratura não vai impedir Neymar de voltar a brilhar num período relativamente curto, que varia entre algumas semanas a três meses”, concluiu o médico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira