Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2014 - 11:15

O Mês Sagrado do Ramadan

Durante o mês sagrado os muçulmanos praticam o jejum da alvorada até o pôr do sol no intuito de disciplinar mente e corpo em obediência aos preceitos de Deus, além de preconizar a harmonia e a paz.

Uma das mais importantes datas do calendário islâmico, o Ramadan este ano teve início em 29 de junho e deve finalizar quando a lua nova reaparecer, o que deve ocorrer até 27 de julho. A cada ano durante o mês sagrado os muçulmanos jejuam da alvorada até o pôr do sol, se abstendo de comida, bebida e relações sexuais no intuito de cultivar os ensinamentos inspirados no Sagrado Alcorão.

Quarto pilar do islamismo, a prática preconiza que todos os fiéis devem seguir a disciplina como exercício para a aproximação de Deus, já que o jejum unifica emoções e sentimentos de pobres e ricos. Tal experiência é ainda uma forma de levar à compreensão do sofrimento dos menos afortunados.

Uma vez por ano os muçulmanos praticam o jejum durante trinta dias, de acordo com o calendário lunar. Tida também como forma de purificação espiritual, a prática é uma das mais conhecidas no oriente e reveste-se de grande importância não só para a comunidade islâmica, mas para toda a sociedade, pois demonstra a abrangência e a tolerância da religião entre todos os povos e crenças.

A realização do jejum recai sobre todos os muçulmanos, exceto crianças, doentes, idosos, fiéis em longas viagens. Mulheres que estejam no ciclo menstrual, gravidez, ou em dieta pós-parto também estão isentos da prática.

Porém, na impossibilidade da realização da prática os fiéis devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. Ao término do período de jejum há a Festa do Desjejum (Eid el Fitr), onde as pessoas oram e aproveitam para praticar o perdão e se confraternizarem, reafirmando os ensinamentos seguidos, entre eles o Amor e a Paz entre os homens.

Sob a vontade de Deus- O Islam, palavra que em árabe significa submissão voluntária a Deus e, em sentido literal Paz, pode ser entendido no sentido religioso como total submissão a vontade de Deus. É uma religião e um completo sistema de vida.

O Islamismo é uma verdade revelada por Deus ao profeta Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) e preconizada pelo Alcorão – livro sagrado dos mulçumanos, que contém a mensagem do Criador à humanidade e trata do relacionamento de Deus com os homens e assuntos como a criação de uma sociedade mais justa e a correta conduta humana.

O mulçumano é todo aquele que segue a prática de uma religião de paz, misericórdia e perdão, além de crer em um Deus único e absoluto acima de tudo, nos anjos e nos profetas e seguem cinco pilares básicos: a crença em Deus único; na Oração; Jejum - Ramadan; Zakat – Tributo e Hajj – peregrinação à cidade sagrada de Meca.

Mesquita Brasil -O Islam é a religião que mais cresce no mundo; atualmente, um quinto da população mundial segue esta religião e os preceitos ensinados por Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz), que inclui um completo sistema de vida. O Islamismo está presente no Brasil desde o seu descobrimento, sendo que a partir do final do século19 começou haver uma grande imigração de muçulmanos.

A Mesquita Brasil foi a primeira construída em toda América Latina, com início das obras em 1929. É uma das mais importantes propagadoras do islamismo no Brasil, que prega a paz e a tolerância. Além disso, o Islam difunde entre seus seguidores a promoção do bem e a repressão ao mal.

Embasada nestes princípios a Sociedade Beneficente Muçulmana, que é a primeira e uma das principais entidades e centro de referência no Brasil, dispõe de um calendário repleto de eventos cuja meta principal é impulsionar ações em prol da comunidade. [www.mesquitabrasil.com.br].

Programação especial -Durante o mês sagrado a comunidade islâmica compartilhará atividades com toda a comunidade. Entre as ações programadas estão as orações de Isha (noite), bem como o “Taraweeh” (orações, leitura do Alcorão, palestras, conselhos e orientações) realizado pelo Dr. Sheik Abdel Hamid Metwally, líder religioso da Mesquita Brasil e chefe da Missão do Ministério dos Bens Religiosos do Egito. A prática acontece todas as noites a partir das 20 horas.

Além disso, todos os dias será servido gratuitamente a quebra do jejum até o final do mês sagrado nas dependências da Sede Social da Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM) – Mesquita Brasil. No dia 28 de julho (provavelmente será o dia do Eid el Fitr), haverá um evento especial que marcará a comemoração do fim do Ramadan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira