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11/07/2014 - 07:07

A “Ruta de la Plata” conta com 162.000 euros para promoção


Madrid -A “Ruta de la Plata” contará com um orçamento de 162.000 euros para promoção e comercialização dos seus produtos, segundo apresenta o Plano Anual de 2014, assinado nesta quinta-feira pela Secretária de Estado de Turismo da Espanha, Isabel Borrego, e representantes das secretarias de Turismo de Castilla e León, Extremadura, Principado de Astúrias e Andalucía.

Em concreto, os 24 municípios que compõem a Rede de Cooperação das Cidades da Ruta de Plata investirão 78.000 mil euros para a iniciativa, enquanto o resto será investido pelas Comunidades Autônomas que formam parte da rota.   

Esta via, com mais de dois mil anos de antiguidade, recebe uma média de 100.000 turistas ao ano, principalmente do Reino Unido, Alemanha e França, segundo explicou o presidente da rede, Gregório Serrano, em um encontro com jornalistas posterior à assinatura do Plano Anual de Atuação 2014 para a Promoção e Apoio à Comercialização Turística.

Além destes três mercados, aumentaram consideravelmente o número de turistas procedentes do México e América do Norte, atraídos, sobretudo pelas rotas em moto, tradicionais nestes mercados.

Curiosamente, seus promotores quiseram aproveitar a semelhança entre a Rota 66, uma das mais famosas e realizadas nos Estados Unidos e a estrada 66 que liga Gijón a Sevilla.

Posicionamiento como destino cultural -Dado o interesse por parte do seguimento internacional, não é de se estranhar que tanto os diferentes representantes das comunidades, como a secretaria de Estado de Turismo, Isabel Borrego, hajam destacado o potencial desta rota na hora de internacionalizar a oferta turística espanhola.

No caso de Extremadura, o conselheiro de Fomento, Vivienda, Ordenación Del Território e Turismo da Junta de Extremadura, Víctor García Del Moral, assegura ter “muitos bons dados” com respeito aos turistas que recorrem a rota, as visitas à diferentes pontos de informações turísticas e a quantidade de inversões realizadas ou programas para melhorar os alojamentos em todo à rota.

Após destacar a importância desta colaboração público-privada, Borrego sinalizou a necessidade de “dar valor” a esta patê do “nosso legado histórico” para diversificar “nossos produtos, territórios e mercados”, constituindo “um dos objetivos essenciais para melhorar a competitividade da indústria turística espanhola”.

Assim mesmo, a comercialização desta rota permitirá por um lado potenciar “o patrimônio histórico do país”, além de ajudar a dinamizar a economia e o desenvolvimento dos diferentes municípios que fazem parte da rota.

De fato, desde Extremadura, trabalham para obter o reconhecimento da rota como Patrimônio da Humanidade da Unesco, proposta que já foi aprovada por unanimidade no Senado.

Em esse sentido, se supõe uma “ferramenta extraordinária” para melhorar o posicionamento internacional de Espanha como destino cultural, “essencial em nossa oferta”, chave, ainda mais quando os 54% dos turistas que visitaram Espanha em 2013 realizaram atividades culturais.

Produtos cerca de paradores -Neste marco de promoção conjunta, o governo, além do apoio através de Turespaña, permite aos municípios criar produtos próximos dos estabelecimentos de Paradores. Assim mesmo, parte das ações será realizada através das Oficinas Espanholas de Turismo no Exterior (OET).

“Trabalhamos em conjunto pelo bem da Espanha e, sobretudo pelo bem que nos une a todos: criar empregos”, manifestou Borrego.

Por sua parte, os diferentes colaboradores deste itinerário esperam ter em setembro uma proposta assinada para a sinalização da rota na Rede Estatal de Estradas, que apresentação ao Ministério de Fomento. [ www.tourspain.es].

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