Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2014 - 07:28

Consumo de artigos e calçados esportivos deve crescer 8% em 2014, aponta Ibope

Classe B será responsável por 45% dos gastos com esses produtos.

São Paulo – Em ano de Copa do Mundo no Brasil, a venda de artigos e calçados esportivos deve alcançar R$ 16,3 bilhões em 2014, crescimento de 8% em relação a 2013. Segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, o consumo por habitante desses produtos será, em média, R$ 95,91, ante R$ 92,30 no ano passado.

A classe B apresenta o maior potencial de consumo, com R$ 7,32 bilhões, o que representa 45% do total. Já a classe C tem um consumo estimado em R$ 6,37 bilhões, 39% do total.

Potencial de consumo por região -O estudo mostra, também, que a região Sudeste concentra metade do potencial de consumo do país, com R$ 8,41 bilhões. Mas, no gasto por habitante, a região Sul apresenta maior potencial, com R$ 123,29, seguido do Sudeste (R$ 106,89) e Centro-Oeste (R$ 105,98). No Norte, o consumo por habitante é estimado em R$ 66,90 e no Nordeste, em R$ 64,09.

Na análise por classe e região, a classe B do Sudeste lidera com R$ 3,98 bilhões de potencial de consumo estimado para 2014. A classe C, também do Sudeste, aparece em seguida, com R$ 3,22 bilhões. A região Norte apresenta o menor potencial de consumo em todas as classes, tendo o maior consumo na classe C (R$ 344,27 milhões) e o menor nas classes D e E (R$ 99,38 milhões).

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui a aquisição de tênis e sapatênis para adultos, equipamentos esportivos, bicicleta para adultos, aparelhos de ginástica, acessórios para pesca e acampamento, entre outros.

O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por família ou grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre os 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 51 grupos de produtos. [www.pyxisconsumo.com.br].

Sobre o Ibope Inteligência - Empresa do Grupo Ibope dedicada ao conhecimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações: familiar, social, política, de consumo e de utilização de serviços. Especialista em soluções de pesquisa de opinião e mercado, off e online, quantitativas e qualitativas, geonegócios, inovação, data mining e ferramentas de análise e integração de dados. [www.ibope.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira