Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2007 - 09:20

Terceiro Jato Phenom 100 voa pela primeira vez


Campanha de testes em vôo do jato executivo avança.

São José dos Campos (SP) - O terceiro jato Phenom 100 realizou seu vôo inaugural no dia 21 de dezembro, partindo da pista de testes na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, no interior do Estado de São Paulo, e participará da campanha de ensaios em vôo da aeronave realizando testes de funcionalidade do interior e confiabilidade.

Este jato, o primeiro a ser finalizado no hangar inaugurado no dia 21 de dezembro, na mesma unidade, receberá o interior projetado em parceria com a BMW DesignworksUSA. A quarta aeronave desse modelo já está em fase de montagem final e será utilizada na campanha de maturidade do programa Phenom 100.

“A campanha de ensaios em vôo do Phenom 100 já acumulou mais de 250 horas e 260 vôos”, disse Henrique Langenegger, Diretor de Programas da Embraer - Aviação Executiva. “A confiabilidade técnica da aeronave tem sido excelente, confirmando que todos os investimentos realizados na maturidade do produto foram válidos”.

Os testes agora incluem três jatos Phenom 100, que recentemente completaram os testes de desempenho, qualidades de vôo, vibração (flutter), operação em pista molhada (water ingestion) e gelo.

Com o avanço constante do programa Phenom, a fuselagem do primeiro Phenom 300 já está pronta. Os primeiros dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada já foram recebidos pela Embraer para serem instalados no jato, após a junção asa-fuselagem. A montagem final do Phenom 300 será realizada no novo hangar para a produção dos jatos Phenom localizado na Unidade Gavião Peixoto.

Jatos Phenom - Os jatos Phenom 100 e Phenom 300 são os melhores da sua classe. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desses jatos. Ambas as aeronaves oferecerão aos pilotos e passageiros conforto e estilo semparalelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável e relaxante é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em suas respectivas classes. Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo dianteiro e comunicação via satélite.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo das duas novas aeronaves permitirão a operação por apenas um piloto. Empregando a experiência em projeto e engenharia da Embraer, os jatos Phenom 100 e Phenom 300 serão construídos para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, ambos os jatos oferecerão um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão. Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado de hoje. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois Primary Flight Displays (Monitores Primários de Vôo, PFDs em inglês) e um Multi-Function Display (Monitor de Função Múltipla, MFD). O sistema integra todas as informações primárias sobre vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta da tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

O Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros na configuração executiva típica (club seat configuration). O amplo compartimento de bagagem, com capacidade total de 1,56 metros cúbicos (55 pés cúbicos), é suficientemente espaçoso para acomodar as malas e equipamentos de golfe e esqui.

O jato será equipado com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canada, com 1.615 libras de empuxo cada. Com quatro ocupantes a bordo e velocidade máxima de Mach 0,70, o alcance do Phenom 100 será de 1.160 milhas náuticas (2.148 km), com reservas NBAA IFR, 35 min e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 1.320 milhas náuticas (2.445 km) com reservas VFR, 45 min. O avião é projetado para decolar em pistas curtas e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo a Buenos Aires; de Recife a Brasília; Buenos Aires ao Rio de Janeiro; Caracas, Venezuela a Manaus; Santiago, no Chile a La Paz, na Bolívia a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O Phenom 100 tem preço de US$ 2,98 milhões (configuração básica, sem opcionais) para certificação pelo FAA nas condições econômicas de janeiro de 2005, e deverá entrar em serviço em meados de 2008.

O Phenom 300 transportará até nove ocupantes. O amplo compartimento de bagagem de 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) acomodará malas e equipamentos de golfe e esqui. O jato será equipado com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com velocidade máxima de Mach 0,78 e seis ocupantes a bordo, será de 1.800 milhas náuticas (3.334 km), incluindo reservas NBAA IFR e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo a Manaus ou Santiago, no Chile; Buenos Aires a Salvador, ou La Paz, na Bolívia; Caracas, Venezuela a La Paz, ou Jacksonville, Florida, EUA ou às ilhas Bermudas a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.

O Phenom 300 deverá entrar em serviço no segundo semestre de 2009 e tem preço de US$ 6,65 milhões (configuração básica, sem opcionais), nas condições econômicas de janeiro de 2005 para certificação FAA. | Site www.EmbraerExecutiveJets.com.br.

Perfil - A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2007, a Embraer contava com 23.770 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 17,2 bilhões. || www.embraer.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira