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16/07/2014 - 09:18

Gestão de Telecom: racionalizando custos

Os custos com telefonia podem impactar tremendamente os custos de uma empresa. No entanto, companhias que investem em consultoria de gestão das contas telefônicas corporativas chegam a cortar até 40% do valor dessas contas já nos primeiros meses. Tal redução dos custos envolve, além da recuperação, por meio de contestações, de erros de tarifação por parte das operadoras de telefonia, a adequação de planos ao perfil de uso e a possibilidade de separar ligações pessoais das profissionais no dia-a-dia da empresa.

Os gastos com contas telefônicas variam muito de acordo com cada perfil e porte de negócio. Um levantamento realizado pela Spring Mobile Solutions aponta que as despesas resultantes do uso do telefone celular corporativo fora do horário comercial chegam a 40%, incluindo os finais de semana. Se considerarmos executivos que realizam viagens internacionais frequentes, tais ligações podem representar aumentos superiores a 10 vezes o valor normal da conta, se não forem contratados os pacotes adequados de roaming internacional.

Gerenciar a telefonia de uma empresa é trabalho complexo, mas que pode ser definido de acordo com três pilares principais. O primeiro deles é o entendimento das contas telefônicas: saber se o que está sendo cobrado está de acordo com o que foi contratado. Em média, a análise mostra uma disparidade de 10% nas contas entre o valor cobrado e os valores contratados.

O segundo fator importante é o inventário, o controle das linhas e dos aparelhos celulares corporativos: é fundamental saber quem usa celulares corporativos e quais são os pacotes de voz e dados que a empresa contratou, por exemplo - considerando entradas e saídas de funcionários. Só assim, é possível definir se cada colaborador se encaixa no perfil de consumo de telefonia alocada pela companhia.

O terceiro é o acompanhamento mês a mês dos gastos, com ferramentas automatizadas de controle, verificando sempre oportunidades de melhorias com a adoção de políticas de utilização, mudança de planos ou otimização de serviços e pacotes.

O conceito de gestão de telecom existe no mercado há, pelo menos, dez anos. Se, antes, esta era uma das muitas responsabilidades dos líderes de TI, hoje o mercado tem terceirizado o gerenciamento da telefonia por três motivos simples: a complexidade que ganhou o tema, com o crescimento do uso corporativo de aparelhos celulares, a sofisticação das ferramentas de gestão de telecom e o fato de os líderes de TI poderem estar mais focados em seu negócio.

Ao adotar uma gestão profissional de Telecom, as companhias devem considerar que redução de custos é apenas um dos benefícios e que ele chega de forma gradual. A consultoria para eleger a melhor operadora em termos de preço e serviços também é valor agregado. Empresas especializadas em gestão de telecom costumam manter relacionamento próximo com as operadoras, o que facilita as negociações de preços e serviços. Outro benefício é o atendimento B2B rápido e customizado, 24 por 7, voltado para as necessidades de cada negócio. Ao contratar o serviço, uma boa recomendação é avaliar o perfil e os serviços da empresa contratada, observando sua carteira de clientes.

Feito isso, e já com a gestão profissional em andamento, acompanhar de perto o uso dos recursos passa a ser um excelente ponto de partida para, no médio ou longo prazos, obter economias significativas nas contas.

. Por: Paulo Boaz, diretor de Telecom da Spring Mobile Solutions.

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