Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2014 - 09:45

Vendas de passagens rodoviárias dobram durante Copa do Mundo

Levantamento da ClickBus mostra que aumento nas cidades-sede foi ainda maior, de 71%.

São Paulo - A ClickBus (www.clickbus.com.br), maior portal de vendas de passagens de ônibus no mundo, registrou no mês de junho um aumento de 49,5% das vendas de passagens rodoviárias pela internet em todo o Brasil, movimento impulsionado pelas viagens às cidades-sede da Copa do Mundo. Levando-se em consideração as 12 capitais que receberam jogos do Mundial, o crescimento foi ainda mais representativo, de 71%.

As viagens rodoviárias foram uma alternativa mais barata e muitas vezes mais conveniente para os passageiros que tinham interesse em deslocar-se da rodoviária da cidade-sede diretamente para o estádio, evitando gastos com hospedagem. De acordo com dados do IBGE apresentados no início do mês, durante a Copa, as tarifas aéreas subiram, em média, 21,95% no período.

O mercado rodoviário é em média 40% maior que o aéreo em movimentação de passageiros. “Um dos fatores que beneficiou o crescimento do turismo por meio do transporte rodoviário neste período foi o fato de que os preços das passagens rodoviárias serem sempre os mesmos, já que são regulados pelo governo”, afirma Cesário Martins, co-fundador e co-CEO da ClickBus.

Dados do Ministério do Turismo previam antes da Copa um acréscimo de 20% a 30% no fluxo de passageiros no modal rodoviário, para atender 1,1 milhão de pessoas. Uma análise da entrada de sul-americanos no país promovida pelo Departamento de Pesquisa do Ministério mostra que pelo menos 27% deles chegariam ao Brasil por via terrestre – seja de carro ou ônibus.

O transporte rodoviário interestadual e internacional no Brasil é responsável por uma movimentação superior a 140 milhões de usuários por ano. Já o atendimento de usuários de transporte aéreo, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil, mostra que, em 2013, 89 milhões de pessoas desembarcaram em voos domésticos e 9,4 milhões em voos internacionais.

De acordo com pesquisa interna realizada pela ClickBus, outro fator que motivou a viagem rodoviária durante a Copa foi, além do preço, a indisponibilidade de passagens aéreas no período, sobretudo para jogos da segunda fase. “Muitas vezes, os ingressos para estes jogos eram adquiridos na última hora, já que o torcedor os comprava conforme suas seleções iam avançando na competição. Desta forma, enquanto havia uma certa dificuldade em encontrar passagens aéreas, sobretudo a um preço acessível, nosso portal permitiu ao usuário garantir sua ida a uma das cidades-sede da Copa, além da facilidade e comodidade, já que todo nosso processo de vendas é realizado online”, declara ainda Cesário.

Cidades como Recife e Fortaleza, por exemplo, registraram os índices mais elevados de aumento de vendas de passagens rodoviárias no período: 709% e 665%. Em seguida, veio Salvador, com 271%, Brasília, com 201%, Belo Horizonte, com 116% e Cuiabá com 102%. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba registraram crescimentos respectivos de 67%, 54%, 30% e 21%.

Além de brasileiros, passagens foram vendidas para mais de 50 nacionalidades na Clickbus. As 5 nacionalidades mais representativas no volume de vendas foram Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Alemanha e México.

Perfil - A ClickBus, lançada em agosto de 2013, é o maior portal de vendas de passagens de ônibus no mundo e atualmente está presente em sete países incluindo o Brasil, México, Tailândia, Alemanha, Polônia, Turquia & Paquistão. Globalmente, a empresa vende mais de 60 mil passagens por mês e conta com 100 funcionários. [www.clickbus.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira