Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2014 - 09:54

Movimento Ame o Coração

Resultados da pesquisa de colesterol feita com paulistanos na Feira da Saúde de 2014: das mais de 1000 pessoas avaliadas, mais de 50% estão como colesterol acima do desejável. 68% estão acima do peso, sendo que 38% apresentam excesso de peso e 30% obesidade.

No dia 07 de abril de 2014, Dia Mundial da Saúde, o Movimento Ame o Coração, iniciativa patrocinada pela marca Becel e que tem o apoio do Hospital do Coração (HCor), participou da Feira da Saúde, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Pateo do Colégio, na região central de São Paulo (SP). A feira, que acontece anualmente, contou com uma tenda do Movimento que ofereceu avaliação nutricional gratuita. Todos os visitantes interessados puderam conhecer suas medidas de peso, estatura e circunferência abdominal. No total, 1013 pessoas foram avaliadas, sendo 45% homens e 55% mulheres.

Como medida clínica foi realizada a aferição da pressão arterial sistêmica e, como parâmetro bioquímico, foi dosada a concentração capilar de colesterol total. A amostra total foi composta por 63% de adultos, sendo que 68% encontravam-se acima da faixa de peso adequada - 38% com excesso de peso e 30% com obesidade - e apenas 31% dos adultos encontravam-se dentro da faixa de normalidade do peso. Além disso, 53% das pessoas avaliadas estavam com o colesterol acima do desejado, que seria menor que 200 mg/dl, de acordo com o parâmetro para classificação de dislipidemia da Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Este quadro é bastante preocupante, devido às diversas complicações que o excesso de peso e o colesterol alto podem desencadear nas pessoas, o que afeta de forma negativa e diretamente na qualidade de vida delas”, explica Dra. Elisabete F. Almeida, Diretora Médica do Ame o Coração.

Com relação à avaliação dos fatores de risco de Doenças Cardiovasculares, a partir da composição corporal, observou-se que, dos 61% dos indivíduos da amostra total que possuíam algum grau de excesso de peso, 74% apresentaram risco elevado ou muito elevado para doença cardiovascular, o que salienta a necessidade da redução do excesso de peso para uma diferença positiva na saúde do coração.

Com relação ao gênero, observou-se que 33% dos homens e 43% das mulheres estavam com sobrepeso e 33% dos homens e 27% das mulheres com obesidade. O sobrepeso esteve mais presente nas mulheres que nos homens na amostra total avaliada. Já na população idosa avaliada, foi observado que 24% dos idosos apresentavam baixo peso, 29% eutrofia e 47% sobrepeso. Novamente, quase metade dos idosos apresentavam excesso de peso, que é considerado um importante fator de risco para a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as relacionadas à saúde cardiovascular.

Os dados apresentados com esse estudo realizado pelo Movimento Ame o Coração demonstram que, independente do sexo e da idade, a obesidade e suas complicações - hipertensão e excesso de colesterol no sangue, por exemplo - estão presentes em uma parcela significativa da amostra avaliada, acendendo um sinal de alerta.

Os resultados da pesquisa com paulistanos vão ao encontro dos dados sobre a obesidade da população mundial. Em 2008, mais de 1,4 bilhões de adultos estavam acima do peso. Destes, mais de 200 milhões de homens e quase 300 milhões de mulheres eram obesos. Aproximadamente 65% da população mundial vive em países onde o excesso de peso e a obesidade matam mais pessoas que o baixo peso e a desnutrição (OMS, 2014). Estudos¹ ainda indicam que a cada redução de aproximadamente 39mg/dl no LDL-colesterol é possível reduzir 20% dos principais eventos cardiovasculares, dentre eles o enfarto agudo do miocárdio.

Um forte aliado para prevenção desses problemas é a alimentação equilibrada, podendo colaborar na redução de alguns desses fatores de risco, como nas taxas alteradas de triglicérides e colesterol. O consumo de fibras e a prática regular de exercícios físicos são alguns exemplos de hábitos que contribuem para uma melhora na qualidade de vida.

Já para o controle do colesterol alto, os componentes alimentares denominados fitoesteróis - extratos vegetais - são recomendados pela sua ação na redução do LDL-colesterol (o “mau colesterol”). “Apesar de ser naturalmente encontrado em alimentos de origem vegetal, como verduras e legumes, a quantidade ideal de fitoesteróis a ser obtida para redução do colesterol é mais abundante nos óleos, grão de bico, sementes, oleaginosas, e nos alimentos enriquecidos”, ressalta Laís Aliberti, nutricionista da Unilever.

Ingerir um número maior de alimentos com esses extratos vegetais faz com que cuidar do colesterol alto fique ainda mais fácil. O consumo de apenas duas porções de Becel Pro-Activ por dia, por exemplo, já atinge a recomendação diária de 1,6g de ingestão desta substância, quantidade associada à redução de 10% dos níveis de LDL-colesterol em apenas 3 semanas. [www.ameocoracao.com.br].

Becel - Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada. Dentro de seu portfólio estão os cremes vegetais Becel Original com e sem sal e Becel sabor Manteiga, ambos contêm óleos vegetais e vitaminas A, D e E. A segunda versão ainda conta com um sabor mais semelhante à manteiga.

Outro variante presente no portfólio da marca é o creme vegetal Becel Pro-Activ que possui fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada uma ingestão mínima de 1,6g dessa substância todos os dias, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de apenas duas porções do produto, em conjunto a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. Becel Pro-Activ ainda possui o selo de aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O Movimento Ame o Coração, criado em 2012 e patrocinado pela marca Becel, tem como objetivo mostrar às pessoas que, por meio de pequenas atitudes e mudanças de hábito, é possível cuidar da saúde de seu coração. O Movimento conta com o apoio do HCor que atesta a importância de alertar a população sobre riscos, consequências e prevenções de doenças cardiovasculares. Para saber mais informações sobre o Movimento e acompanhar o calendário de atividades, basta acessar o site [www.ameocoracao.com.br]. Nele, há informações sobre saúde, alimentação balanceada, rotina de exercícios físicos e um blog com conteúdo semanal publicado pelo Hcor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira