Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2014 - 09:18

RioBotz/PUC-Rio embarca para competir na Winter Challenge 2014

De 17 a 20 de julho(quinta a domingo), em São Caetano do Sul, São Paulo.

Equipe é campeã de medalhas na mais importante competição brasileira de robôs de combate. Em todas as edições, desde 2005, sempre voltou com robôs vitoriosos.

Veterana em todas as edições da Winter Challenge — a mais importante competição nacional de robôs de combate — 20 alunos de Engenharia da RioBotz, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), estão a caminho do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul, São Paulo, para a 10ª edição do torneio, que acontece de 17 a 20 de julho(quinta a domingo). Na bagagem, levam robôs que vão competir em seis categorias: Hobbyweight, Featherweight, Lightweight, Middleweight, Sumo rc e Lego.

Os robôs Touro Classic (antigo Touro), Touro Feather, Touro Light, C3 e C3D4 já são conhecidos medalhistas. Seguem na viagem também os robôs Touro Millenium Falcon, Lego e Sumô Lego. "Melhoramos na pilotagem e estamos com novidades para surpreender nossos adversários", revela o Prof. Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz.

A expectativa é elevada, já que, em todas as edições da Winter Challenge, a RioBotz sempre voltou com medalhas, ficando em 1º lugar no ranking da competição. Nas nove competições já realizadas desde 2005, a equipe contabiliza 37 medalhas, sendo 25 ouros, oito pratas e quatro bronzes: um recorde entre todas as participantes.

A maior concorrente da RioBotz são os mineiros da Uai!rrior, da Universidade Federal de Itajubá. A equipe, que já conquistou 15 medalhas desde a primeira edição, sempre levou ouro em algumas categorias de 2010 para cá.

A novidade deste ano fica por conta da visita de membros de equipes estrangeiras para conferir como é a competição. "A Winter Challenge tem ganhado visibilidade internacional e isso é positivo para todos, pois incentiva modelos cada vez melhores", revela Meggiolaro.

A RioBotz/PUC-Rio foi formada em janeiro de 2003 com o objetivo de projetar e construir robôs de competição. Em onze anos de muitas batalhas, a equipe já contabilizou 56 títulos, sendo 35 campeonatos nacionais e 21 medalhas de ouro em competições ao redor do mundo. Outras 48 medalhas são a soma de 28 pratas (13 delas internacionais) e 20 bronzes (11 internacionais), totalizando 104 medalhas.

A equipe é composta atualmente, em sua maioria, por alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica. Segundo Meggiolaro, participar de uma competição deste porte é um estímulo para os estudantes. "A Robótica é uma ciência multidisciplinar que fornece bases para a aplicação de diversas engenharias, dentre elas a Elétrica, Mecânica e de Computação. O aluno aprende um pouco sobre todas essas áreas e, principalmente, como integrá-las. No mercado atual, dificilmente se encontra um produto de alta tecnologia puramente mecânico ou elétrico: todas essas engenharias são importantes para a geração de um produto competitivo".

Os integrantes da RioBotz têm a possibilidade de adquirir conhecimentos em áreas como mecânica, eletrônica, computação, publicidade, marketing, design e captação de recursos, além de utilizar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. Embora seu foco seja a construção de robôs de combate, as tecnologias envolvidas podem ser aplicadas em diferentes setores como a indústria de energia, petróleo e médica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira