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18/07/2014 - 08:10

Porto de Liverpool terá portões automáticos para agilizar acesso de caminhões de carga

O investimento em portões automáticos Kalmar SmartLane é parte do pacote de £5,5 milhões para melhorias à infraestrutura do porto. Sistema reduzirá tempo de espera e burocracia para caminhões de carga, resultando em uma operação mais rápida.

O Peel Ports Group dedicou £5,5 milhões para a implantação de infraestrutura avançada e tecnologia de portões automáticos inteligentes (“AutoGates”) como parte de seu investimento no porto de Liverpool, na Inglaterra. Com a inauguração, no próximo ano, da expansão do porto de águas profundas Liverpool2, avaliada em £300 milhões, os portões automáticos serão parte essencial da logística necessária para suportar o aumento de volume de carga.

Atualmente, o porto tem um sistema manual de portões, que obriga os motoristas de caminhões a fazer o seu registro em um escritório, onde eles preenchem um formulário e esperam a liberação para entrar. Quando forem instalados, os AutoGates proporcionarão um processo simplificado e totalmente integrado de entrada, para carga ou descarga.

“Nós operamos em um mercado cada vez mais competitivo e os nossos clientes exigem soluções de logística que reduzam os custos, emissões de carbono e congestionamento”, disse David Huck, diretor do Porto da Peel Ports Liverpool. “O sucesso contínuo da nossa empresa sempre foi impulsionado por sua capacidade de ter visão de futuro, operar no centro da cadeia de abastecimento e oferecer soluções flexíveis, ágeis e rentáveis para os nossos clientes”.

“Esse compromisso com inovação está evidente em nosso investimento em Liverpool2, no qual temos a ambição séria de estabelecer um novo padrão de manuseio de portões, porque entendemos o efeito que a produtividade do terminal pode ter em cadeias de suprimentos”, explica Huck. “Ao nos concentrar na diferenciação do serviço, geramos um impacto financeiro positivo, clientes felizes e crescimento e desenvolvimento sustentável. Essa abordagem progressista é uma das razões pelas quais fomos premiados como ‘Port Authority of the Year’ em 2012 pela Containerisation International”.

As transações das transportadoras estarão totalmente integradas aos sistemas operacionais dos terminais, permitindo que os caminhões façam viagens seguras e eficientes, e minimizando o tempo de estadia nos terminais. Junto com os outros investimentos da Peel Ports, esta adição ajudará a garantir que o histórico positivo de inovação e serviço ao cliente se mantenha. “Os AutoGates irão beneficiar o transporte portuário e as cadeias logísticas de abastecimento por muito tempo ainda”, afirmou Huck.

O equipamento está sendo fornecido e instalado pela Kalmar Global e o APS Technology Group.

Tommi Pettersson, VP de Automação na Kalmar Global, falou sobre o serviço: “Como líder mundial em automação, somos capazes de fornecer à Peel Ports uma solução integrada para ajudar a aumentar o rendimento e reduzir o congestionamento. Com as etiquetas de identificação por radiofrequência e reconhecimento óptico de caracteres, a Kalmar SmartLane pode capturar automaticamente as informações de todos os caminhões e contêineres que entram e saem do terminal, reduzindo os custos operacionais e melhorando a eficiência para todos os usuários”.

Scott Skillman, vice-presidente do APS Technology Group, membro do ABB Group, reitera: “Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto emocionante. Automatizar os portões e zonas de transferência dentro da instalação já existente irá ajudar a Peel Ports a melhorar ainda mais o atendimento ao cliente, produtividade e sustentabilidade ambiental. Partilhamos valores e objetivos da Peel Ports a este respeito, estabelecendo uma parceria ideal para crescermos juntos”.

Como funciona o sistema: . Antes de chegar ao local, a transportadora registra os dados do caminhão em um sistema online simples e intuitivo.

. Ao entrar no porto, o sistema faz a varredura do caminhão, capturando automaticamente todos os detalhes (número do contêiner, tamanho, se há carga perigosa, potenciais danos ao contêiner etc) pelo reconhecimento óptico de caracteres. Ele também verifica a placa do carro e tira uma foto do motorista.

. O motorista passa, então, em um guichê onde é verificado o seu documento de identificação biométrica (ligado à conta online usada para registrar a remessa) e responde a perguntas simples em um monitor touchscreen.

. Ao entrar no terminal, o sistema direciona o motorista e informar o guindaste onde o descarregamento / carregamento ocorrerá.

A implantação desse sistema está prevista para ser concluída no início de 2015.

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