Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Venda de petróleo refinado na China é liberada para empresas estrangeiras e preços passam a obedecer cotações internacionais

A partir de 1° de Janeiro de 2007 empresas estrangeiras poderão vender derivados de petróleo refinado na China, uma vez que refinarias chinesas como a China Petroleum & Chemical Corp. preparam-se para competir dentro das regras da Organização Mundial de Comércio (OMC). Empresas estrangeiras que desejem vender petróleo refinado no mercado chinês precisarão ter, no mínimo, cerca de US$ 3,8 milhões em capital próprio registrado na China, e operar pelo menos 10 mil m3 de capacidade, de acordo com o Ministério do Comércio do país.

Emitida na véspera de completar cinco anos de ingresso da China na OMC, a nova regulamentação derruba o monopólio estatal e permite às empresas estrangeiras investir em vendas de querosene, gasolina e diesel no país. Serão mantidas, entretanto, restrições a participação de estrangeiros no mercado de varejo.

Outra mudança significativa ocorre na formulação de preços dos derivados do petróleo, que passarão a flutuar de acordo com o valor no mercado internacional.

Nos últimos anos, o preço de derivados do petróleo esteve ligado ao valor praticado nos mercados externos, mas o governo chinês só realizava reajustes quando havia mudanças acima de 8%. O preço final era, portanto, relativamente baixo, incentivando a especulação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira