Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/12/2007 - 08:55

Nova estação hidrelétrica em Uganda

New York - A Sithe Global Power, LLC, através da sua afiliada para fins especiais SG Bujagali Holdings, Ltd., (em conjunto, "Sithe Global") divulgou no dia 26 de dezembro, com sua parceira, Industrial Promotion Services (K) ("IPS"), uma afiliada do Aga Khan Fund for African Development ("AKFED"), que a companhia para fins especiais da qual elas são proprietárias, Bujagali Energy Limited ("BEL"), uma companhia de Uganda, fechou um financiamento de USD 682 bilhões para construção de uma estação hidroelétrica em Bujagali de 250 MW localizada no Rio Nilo em Uganda, África.

Os créditos multilateral e bilateral serão providos pelos bancos European Investment Bank, International Finance Corporation ("IFC"), African Development Bank ("AfDB"), Nederlandse Financierings-Maatschappij voor Ontwikkelinsslanden N.V. ("FMO"), Societe de Promotion et de Participation pour la Cooperation Economique ("Proparco")/Agence Francaise de Developpement ("AFD"), DEG-Deutsche Investitions-und Entwicklungsgesellschaft MBH ("DEG") e KfW. O crédito comercial será provido pelos bancos Standard Chartered Bank e Barclays/Absa Capital, e a Cobertura Parcial de Risco será provida pelo International Development Association. No crédito para a construção dos locais estão incluídos USD 90 bilhões para reserva de contingência e de serviço de débito. Um total de USD 190,9 bilhões de equidade do Projeto Bujagali está sendo financiado pelo Sithe Global, IPS e pelo Governo de Uganda ("GOU").

A equidade do Sithe Global, composta de aproximadamente 65% do patrimônio comprometido/de propriedade total do patrocinador para com o projeto está sendo financiada pelo seu proprietário majoritário, The Blackstone Group, junto com fundos de investimento administrados pelo Reservoir Capital Group e Sithe Global. A Sithe Global também obteve seguro de Cobertura de Risco para o seu patrimônio investido da Multilateral Investment Guarantee Agency.

A equidade da IPS, composta de aproximadamente 35% do patrimônio comprometido/de propriedade total do patrocinador para com o projeto, está sendo financiada pelo AKFED, Jubilee Investment Company Limited e pela própria IPS. Outra equidade extra está sendo provida pelo GOU. O projeto Bujagali está sendo realizado como uma "Parceria Público/Privada" entre o GOU e a companhia de transmissão estatal, a Uganda Electricity Transmission Company Limited ("UETCL"), e a Sithe Global e a IPS. A Sithe Global e a IPS foram selecionadas por um processo de licitação internacional.

Uganda tem um dos índices mais baixos de eletricidade do mundo e atualmente enfrenta sérias crises econômicas devido à falta de usinas elétricas com capacidade de produzir eletricidade por preços acessíveis. O crescimento da demanda de eletricidade de Uganda ultrapassou a capacidade da usina hidrelétrica do Rio Nilo, causando sérias interrupções nas atividades econômicas de Uganda e forçando o uso de geradores de emergência caros que queimam diesel transportado por caminhões-tanque a longa distância.

O projeto Bujagali proverá uma capacidade de geração de energia hidrelétrica extra substancial, produzindo energia com um custo nivelado de aproximadamente USD 0,65 centavos, comparado com o custo de aproximadamente USD 0,31 centavos por unidade de geração de diesel, e, com isso, abordar uma prioridade política nacional e facilitar o crescimento econômico de Uganda.

O projeto Bujagali será composto de uma represa e uma estação de força hidráulica com capacidade de 250 MW no Rio Nilo, a 10 km do escoadouro do Lago Victoria, abaixo das represas de Nalubaale e Kiira. O projeto fornecerá energia de fontes locais e renováveis com baixo índice de emissão de dióxido de carbono com a reutilização da água usada na geração de energia das represas, e contribuir para um desenvolvimento sustentável. A BEL disponibilizará a capacidade de geração de energia e venderá esta energia para a UETCL mediante um acordo de compra de energia.

As cinco unidades geradoras entrarão em funcionamento em seqüência assim que estiverem disponíveis, para garantia de que os benefícios do projeto sejam aproveitados pelo povo de Uganda o mais rápido possível. A primeira unidade deve entrar em funcionamento no quarto trimestre de 2010. Quando em total funcionamento, o projeto Bujagali dobrará a capacidade de geração de energia de Uganda. Este é um dos maiores investimentos do setor privado já feitos na região sub-Saara da África.

O projeto já está na fase de construção e aproximadamente dois a três meses à frente da programação, devido a um adiantamento de USD 75 bilhões para a BEL por parte do GOU. O empréstimo do GOU foi usado para financiar o projeto de engenharia, levantamento detalhado do local, construção de trabalhos civis permanentes, construção de um campo e escritórios no local, além da compra de equipamento, que são a base para o início dos trabalhos após a autorização de início dado pela BEL para a Construtora. O GOU recebeu o pagamento do empréstimo ligado ao fechamento deste financiamento.

Declarando o fechamento do financiamento do projeto como um evento histórico para o povo de Uganda, o Ministro de Energia e Desenvolvimento Mineral, o Sr. Daudi Migereko, disse: "Este é um grande tributo à parceria público/privada e uma recompensa justa para os sacrifícios que o Governo fez em nome do povo de Uganda.

O Governo criou um ambiente que permite que as principais financiadoras e a BEL possam financiar o projeto e, ao mesmo tempo, salvaguardar o interesse do povo de Uganda, através da participação de proprietária do GOU no projeto, como resultado da sua contribuição com certos bens de valor, como terras e propriedade intelectual, que foram desenvolvidas anteriormente. O empréstimo quitado pela BEL agora será devolvido ao Fundo de Energia para uso apropriado".

Lembrando o que Sua Alteza Aga Khan disse durante o lançamento da pedra fundamental do projeto: "Pensem na diferença que será quando a energia for suficiente para atender à demanda, e os nossos problemas de falta de energia sejam uma lembrança distante". O Sr. Lutaf Kassam, Diretor Gerente do Grupo da IPS, disse que: "uma fonte de energia adequada e economicamente acessível irá restaurar a concorrência das fábricas de Uganda e criará empregos, reduzirá a pobreza e melhorará a qualidade de vida".

Bruce Wrobel, Chairman e CEO da Sithe Global, disse: "A Sithe Global está empolgada em participar de um projeto que tenha um alcance tão positivo na economia de Uganda. Uma energia confiável, principalmente sendo limpa e renovável, é um dos fatores mais importantes que os investidores potenciais consideram ao explorar a oportunidade de investimento. Temos orgulho de qualificar Uganda como um investimento atraente".

David Foley, Diretor Gerente Sênior do The Blackstone Group e responsável pelos investimentos do Blackstone no setor energético, disse: "É com prazer que o Blackstone faz este investimento junto com o Aga Khan Group e o Governo de Uganda no projeto Bujagali, que acreditamos que irá dar retornos favoráveis para os investidores e trazer benefícios econômicos substanciais para o povo de Uganda. O Blackstone espera continuar a investir nos planos de crescimento da Sithe Global com financiamento de construções de outros projetos de energia do seu portfólio".

Aproximadamente 80% da Sithe Global Power, LLC é de propriedade da Blackstone SGP Capital Partners (Cayman) IV L.P., uma afiliada do The Blackstone Group, e gerenciada pelo Sr. Wrobel, e os outros 20% são de propriedade de fundos de investimentos administrados pelo Reservoir Capital Group. A Blackstone comprou 80% da Sithe Global em 2005 com o objetivo de facilitar os planos da Sithe Global de desenvolvimento, financiamento, construção e operação de locais de geração de energia elétrica nos EUA e em certos mercados internacionais.

A Sithe Global tem um portfólio de projetos de usinas de energia em várias etapas de desenvolvimento e construção, incluindo: o projeto Goreway de ciclo combinado de gás de 880 MW em construção em Brampton, Ontário; a usina Desert Rock de 1.500 MW, um projeto de carvão em Novo México; a usina Toquop de 750 MW, um projeto de carvão em Nevada; a usina River Hill de 300 MW, um projeto de refugo e carvão na Pensilvânia; um projeto de 1.000 MW na Itália; e projetos na África, Oriente Médio e outras regiões, com capacidade de geração total de aproximadamente 5.000 MW.

Industrial Promotion Services (K) Ltd. - A IPS é a unidade de infra-estrutura e desenvolvimento industrial da AKFED. A IPS tem operações em Quênia, Uganda, Tanzânia e República Democrática do Congo, e está em busca de oportunidades de investimento em Ruanda, Moçambique e Madagascar. Fora da África Oriental e África Central, a IPS também opera na Costa do Marfim, Burkina Faso, Mali e Senegal, além do Tajiquistão, Afeganistão, Quirgistão, Paquistão e Canadá.

A IPS participa da: usina de energia a gás Azito de 288 MW na Costa do Margim; usina Energie du Mali (energia e água); usina de diesel de 75 MW em Quênia; e uma companhia de utilidades verticalmente integrada e fora da grade de geração, de distribuição e venda de eletricidade no distrito do Nilo Ocidental em Uganda. As companhias da IPS na África Oriental empregam aproximadamente 8.500 funcionários.

Aga Khan Fund for Economic Development - A AKFED é uma agência de desenvolvimento internacional dedicada à promoção do empreendimento e construção de empresas economicamente sólidas no mundo em desenvolvimento. A AKFED se concentra na construção de empresas em partes do mundo sem o suficiente investimento internacional direto. Ela também faz investimentos ousados, porém calculados, em situações frágeis e complexas.

A AKFED opera uma rede de afiliadas com mais de 90 companhias independentes de projetos que empregam mais de 30.000 pessoas. O Fundo funciona em 16 países do mundo em desenvolvimento: Afeganistão, Bangladesh, Burkina Faso, República Democrática do Congo, Índia, Costa do Marfim, Quênia, República do Quirgistão, Mali, Moçambique, Paquistão, Senegal, Síria, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda.

As áreas de interesse da AKFED são: aviação, financeira, desenvolvimento industrial e de infra-estrutura, mídia e serviços de promoção de turismo. Para mais detalhes sobre a IPS e a AKFED, acesse o website www.akdn.org.

Sithe Global Power, LLC - A Sithe Global é uma companhia internacional privada de desenvolvimento e construção concentrada em certos mercados da América do Norte, Europa, México, África e Oriente Médio. A Sithe Global é liderada por uma equipe de gerenciamento e técnica com vasta experiência em desenvolvimento de projetos de energia independentes e na identificação de oportunidades de desenvolvimento e aquisição de projetos, que criam um valor substancial para seus investidores. A equipe de gerenciamento da Sithe Global desenvolveu com sucesso mais de 50 projetos de usina de energia em nove países, com investimento de capital de mais de $5 bilhões de dólares.

Blackstone - O Blackstone Group é administrador líder de bens alternativos globais e fornecedor de serviços de consultoria financeira. Seus negócios de administração de bens alternativos incluem a administração de fundos de capital privado corporativo, fundos de oportunidade em bens imóveis, fundos hedge, fundos intermediários, fundos de dívida sênior, fundos hedge proprietários e fundos mútuos fechados.

O Blackstone é um investidor experiente e ativo no setor energético, com investimentos na Premcor, Inc., uma das maiores refinarias independentes de petróleo dos EUA antes da sua aquisição pela Valero em 2005; na Texas Genco, uma usina de energia elétrica de Houston; na Foundation Coal (NYSE:FCL), uma companhia de mineração de carvão dos EUA; e na Kosmos Energy, uma companhia de exploração de petróleo. O Blackstone Group também fornece vários serviços de consultoria financeira, incluindo consultoria sobre fusões e aquisições, sobre reestruturação e reorganização, e serviços de colocação de fundos. | www.blackstone.com.

Reservoir - O Reservoir Capital Group é uma firma privada de investimentos com uma abordagem de investimento ‘híbrido’ de oportunidades. O Reservoir investe diretamente em ações e investimentos privados, e em parcerias com equipes de investimento, através da criação de fundos hedge e firmas de patrimônio privado das quais os fundos do Reservoir sejam proprietários. Os fundos de investimentos atuais do Reservoir ultrapassam $3 bilhões de dólares. | Por: AE/Business Wire Latin America

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira