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18/07/2014 - 08:57

PSA Peugeot Citroën recupera a dinâmica comercial: crescimento de 5,5% das vendas mundiais no 1S14


“ Nosso plano estratégico « Back in the Race » está produzindo seus primeiros resultados e o aumento de 5,5% em nossas vendas mundiais é a prova disto. Mas devemos continuar focados na execução de nosso roteiro: o ambiente externo continua instável, especialmente na Europa, na América Latina e na Rússia”, declarou Carlos Tavares, presidente Mundial do Grupo.

Fatos marcantes no primeiro semestre de 2014 foram as vendas mundiais totalizaram 1.541.000 unidades, em alta de 5,5%. Forte crescimento das vendas na Europa, com +11,7%, e na China/Sudeste Asiático com +27,7%. A participação no mercado na Europa ficou em 12,1%. Sucesso dos últimos lançamentos, os modelos Peugeot 308, 2008, 301 e Citroën C4 Picasso e C-Elysé. Excelente começo para o Peugeot 108, o novo Citroën C1 e o Citroën C4 CACTUS. Liderança no mercado VUL na Europa, com uma participação no mercado em alta, atingindo 21,2%. Líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 111,8 g de CO2 /km.

Europa: crescimento de 12% das vendas em um mercado que permanece instável -Na Europa, em um mercado VP + VUL em alta de 6,6%, as vendas da PSA Peugeot Citroën totalizaram 956.000 veículos, registrando um aumento de 11,7 % em relação ao 1º semestre de 2013.

A participação no mercado do Grupo foi de 12,1% na Europa no 1º semestre de 2014. O aumento do volume deve-se ao crescimento dos mercados francês, espanhol e britânico, por um lado, e a uma política de preços mais valorizadora, com marcas melhores posicionadas. O crescimento de +10% do mercado dos VUL, onde o Grupo é líder com 21,2%, também explica o crescimento do Grupo na Europa.

No contexto do mercado europeu, que permanece em níveis bastante baixos, os resultados do Grupo são sustentados por sua dinâmica de produtos e pelo reposicionamento das marcas, que mostra resultados animadores.

Confirmação da dinâmica comercial das marcas e do aumento da competitividade: ? Um ano após seu lançamento comercial, o Peugeot 2008 já teve mais de 164.500 unidades produzidas na Europa. 65% de suas vendas são constituídas pelas versões de topo de linha. Para satisfazer essa forte demanda, que ilustra a importância da estratégia de produto direcionada, a empresa aumentou o ritmo de produção da fábrica de Mulhouse, com a criação de um novo turno de trabalho. O novo Peugeot 308, eleito Carro do Ano na Europa, já totaliza cerca de 116.000 pedidos desde o seu lançamento em setembro de 2013. Ele ilustra o posicionamento da Peugeot: exigência, aparência e emoção. Aliás, o novo Peugeot 308 é líder do seu segmento na França, prova da qualidade dos veículos do Grupo.

? O novo Citroën C4 Picasso, lançado há exatamente um ano, já vendeu 127.000 unidades. 64% de suas vendas são constituídas pelas versões de topo de linha.

? A DS confirma seu sucesso ao ultrapassar a marca de 300.000 DS 3 produzidos na França. Sua atratividade se consolida com a boa aceitação do recém-lançado DS 3 com nova assinatura luminosa.

Nesse contexto, os lançamentos recentes contribuem para a recuperação do Grupo: ? O Peugeot 308 SW já começa muito bem, com mais de 21.000 pedidos desde o início das vendas. O Peugeot 108, lançado em 12 de junho passado, com um posicionamento topo de linha, segue a mesma tendência, com mais de 3.000 pedidos já no primeiro mês.

? O Citroën C1 e o Citroën C4 CACTUS que estão em processo de lançamento desde junho de 2014 foram muito bem recebidos pela imprensa internacional. O Citroën C1 já contabiliza 4.500 pedidos, e o C4 CACTUS, 7.000. Os esforços conjugados do Grupo para reduzir os estoques já surtiram efeito, e os estoques no final de junho chegaram a um nível mais baixo do que o previsto inicialmente.

A PSA Peugeot Citroën é líder em matéria de emissões de CO2 na Europa, com 111,8 g de CO2 /km- Com uma média de 111,8 g de CO2 /km no fim de maio de 2014, a PSA Peugeot Citroën confirma sua posição de líder europeu em matéria de emissões de CO2 e mantém seus objetivos. Mais de 66% dos emplacamentos do Grupo são veículos que emitem menos de 111g de CO2/km, o que representa uma progressão importante em comparação a 2013.

Essa queda nas emissões de CO2 foi possível graças ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras, tais como a nova linha de motores BlueHDi, que vem se estendendo progressivamente aos veículos a diesel desde setembro de 2013. O motor a gasolina de 3 cilindros EB PureTech de última geração, aplicado aos veículos Peugeot e Citroën primeiramente em versão aspirada e em seguida em versão turbo, proporcionou uma redução de cerca de 18% das emissões de CO2 graças a um melhor rendimento e à injeção direta de alta precisão na versão turbo.

Internacional: 585.000 unidades vendidas, impulsionadas pelo mercado China/ASEAN -China e Sudeste Asiático: aceleração da dinâmica comercial: no primeiro semestre de 2014, em um mercado em alta de 12,8%, as vendas da PSA Peugeot Citroën na China cresceram 27,7% graças aos resultados de suas duas joint-ventures, Dongfeng Peugeot Citroën Automobile (DPCA) e Changan PSA Automobile (CAPSA). Desde março de 2014, a China se tornou o primeiro mercado da PSA Peugeot Citroën no mundo.

No primeiro semestre, com 342.900 unidades vendidas, a DPCA obteve um crescimento de 24,5% em suas vendas. Com esse aumento, que representa quase o dobro do crescimento do mercado, a participação no mercado da joint-venture da Dongfeng com a PSA Peugeot Citroën cresceu 0,4 ponto no primeiro semestre, passando para 4,2%.

? Com 183.400 unidades vendidas, as vendas da Dongfeng Peugeot cresceram 33%. O Peugeot 2008, lançado no último dia 17 de abril, progrediu muito rapidamente nesse período inicial e já vendeu mais de 11.100 unidades até o final de junho. O Peugeot 3008 mantém sua forte progressão, com 33.700 vendas (+37%). Além disso, o Peugeot 301 confirma sua dinâmica desde o lançamento, com 36.700 veículos vendidos no 1º semestre e o Peugeot 308 manteve seu forte desempenho, com 44.200 unidades comercializadas.

? Com 159.500 unidades, as vendas da Dongfeng Citroën tiveram um crescimento de 16%. As vendas do novo C-Elysée são muito dinâmicas, com 46.000 unidades comercializadas até o final de junho, enquanto o C4L vendeu 35.000 exemplares no semestre (+75%).

? A CAPSA, a joint-venture entre a Changan e a PSA Peugeot Citroën, atingiu mais de 10.000 vendas no seu primeiro semestre pleno, graças principalmente ao desempenho de dois modelos, o DS 5 e o DS 5LS, produzidos na fábrica de Shenzhen e lançados respectivamente em setembro de 2013 e em março de 2014.

Nos países da ASEAN, as vendas da marca Peugeot cresceram 18% e totalizaram 3.450 veículos. A Malásia obteve um excelente resultado, com cerca de 3.300 emplacamentos (alta de 20%). A Peugeot também passou à ofensiva no Vietnã e entregou aos clientes os primeiros Peugeot 408 montados localmente.

América Latina: a prioridade é a recuperação e a rentabilidade das operações -Na América Latina, num mercado que teve uma queda de 9,2%, as vendas do Grupo regrediram 26,8% para 107.000 unidades. A participação do Grupo no mercado é de 4,6%. Essa situação reflete a queda dos mercados automotivos, principalmente na Argentina, onde o Grupo está entre os líderes com um aumento de participação de mercado de 15,2% para 15,5%, assim como os efeitos negativos das flutuações das moedas locais.

No Brasil, as vendas do Grupo recuaram 22,1% em um mercado em declínio e altamente competitivo.

Na Argentina, as vendas do Grupo sofreram uma queda de 33,8% em um mercado que enfrenta a desvalorização do peso, uma nova tributação dos modelos de luxo e importantes restrições às importações de veículos – inclusive do Brasil, onde a PSA produz seus principais modelos do segmento B para a Argentina (Peugeot 208, Citroën C3, C3 Picasso e C3 Aircross). Nessa região, o Grupo está criando as condições para um crescimento rentável como parte do seu plano estratégico « Back In the Race ». As marcas Peugeot, Citroën e DS focaram nos produtos mais rentáveis e obtiveram uma melhoria de seus posicionamentos produto/preço. A prioridade é a recuperação e a rentabilidade das operações.

Eurásia: implantação do plano de recuperação comercial -Na Rússia, em um mercado que regrediu 7,8% diante da pressão de um ambiente macroeconômico desfavorável, o Grupo teve uma participação no mercado de 1,9%. As vendas do Grupo totalizaram 23.400 unidades, em baixa de 25,8%.

O desempenho do Grupo na Eurásia foi altamente impactado pela deterioração cambial e pela queda do mercado da Ucrânia.

Conforme anunciado no plano estratégico «Back in the Race», a PSA Peugeot Citroën está focada na reorganização de suas estruturas, no dimensionamento de suas gamas comerciais, e no desenvolvimento da integração local de modo a criar condições para um crescimento rentável, assim que as condições de mercado permitirem.

Índia – Pacífico.: perspectivas de desenvolvimento animadoras: em um mercado estável e que representa um importante potencial de desenvolvimento para o Grupo, as vendas do Grupo totalizaram 9.600 unidades.

? No Japão, o mercado dos veículos importados teve um crescimento de 8% no semestre, apesar de uma tendência declinante desde o aumento da alíquota do IVA em abril. As vendas da Peugeot cresceram 10%, sustentadas pelo Peugeot 2008 que teve uma excelente aceitação desde seu lançamento, em fevereiro. O modelo já vendeu mais de 600 unidades.

? Na Coreia, onde o mercado é estável, a recém-implantada marca Citroën parte à conquista da clientela com o C4 Picasso, que teve uma excelente aceitação. A Peugeot obteve um crescimento de 20% e o lançamento do novo Peugeot 308, no fim de junho, já deve dar frutos no segundo semestre.

? No segundo semestre, o lançamento do novo Peugeot 308 na Austrália e na Nova Zelândia e dos VUL na Nova Zelândia devem impactar positivamente os resultados do Grupo na região.

África e Oriente Médio: mercados bastante penalizados pelas taxas de câmbio, mas com forte potencial de desenvolvimento. Em um mercado em baixa de 2,1% e afetado pela valorização do euro, as vendas do Grupo caíram 37,2%, para 81.600 veículos. Após vários anos de crescimento, os mercados argelino e turco, principalmente, recuaram de maneira acentuada. Nesse contexto o Grupo mantém uma forte presença, com a Peugeot ocupando a segunda posição no mercado da Argélia, e se esforça para desenvolver suas marcas.

No Irã o Grupo continua as discussões para estudar uma retomada de suas atividades tão logo as condições o permitam. Através da assinatura de um acordo com a PAN Nigeria Limited, o Grupo reforça sua presença na Nigéria, onde o Peugeot 301 será montado e comercializado a partir do 2º semestre de 2014. Posteriormente, o Peugeot 508 e o Peugeot 308 completarão a oferta do Grupo na Nigéria.

Perspectivas comerciais para o segundo semestre de 2014 -No segundo semestre, a PSA Peugeot Citroën prosseguirá com a estratégia de diferenciação de suas marcas Peugeot, Citroën e DS , assim como com o desenvolvimento de seu plano de produto mundial direcionado, de modo a garantir uma melhor cobertura do mercado.

O ritmo mais concentrado dos novos lançamentos deve contribuir para que as marcas Peugeot, Citroën e DS melhorem seus posicionamentos de preço. Os lançamentos recentes dos modelos Peugeot 108, Citroën C1, Citroën C4 CACTUS, e os lançamentos futuros do Peugeot 508 na Europa e do SUV Premium DS 6WR , assim como o do novo Peugeot 408 na China, devem consolidar essa estratégia e reforçar o desempenho comercial das marcas no mundo.

Ao longo do ano, o mercado deve manter um crescimento de cerca de 10% na China e de cerca de +3% na Europa. Os mercados da América Latina e da Rússia devem sofrer uma queda de -7% e de -10%, respectivamente.

Por ocasião da publicação dos resultados comerciais do primeiro semestre de 2014, Carlos Tavares, presidente Mundial do Grupo, declarou: « Ao término deste primeiro semestre, fico feliz em constatar que o Grupo recuperou sua dinâmica comercial. Nosso plano estratégico « Back in the Race » está produzindo seus primeiros resultados e o aumento de 5,5% em nossas vendas mundiais é a prova disto. Mas devemos continuar focados na execução de nosso roteiro: o ambiente externo continua instável, especialmente na Europa, na América Latina e na Rússia. »

Perfil da PSA Peugeot Citroën - com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo vendeu 2,8 milhões de veículos no mundo em 2013, dos quais 42 % fora da Europa. Segunda maior montadora da Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2013. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 115,9 gramas de CO2/km em 2013. A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia).

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