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19/07/2014 - 07:24

Tecon Rio Grande cresce 21% no primeiro semestre de 2014

Terminal movimentou 355,3 mil TEUs no período, com recorde de cabotagem e crescimento de quase 150% no transbordo.

O Tecon Rio Grande – um dos principais terminais de contêineres da América Latina – fechou o primeiro semestre de 2014 com saldo positivo. O volume total de cargas movimentadas, 355,3 mil TEUs, foi 21% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado se deu, principalmente, pelo incremento em cabotagem – movimentação de cargas entre portos do mesmo país – e pelo crescimento de aproximadamente 150% no transbordo – especialmente de cargas oriundas da Argentina.

O Tecon nesse último semestre registrou a quebra de algumas marcas históricas em suas operações. Em maio, a cabotagem teve seu recorde registrado com 3.900 TEUs movimentados. Entre os produtos de destaque, estiveram móveis, vinhos, conservas, leite em pó e, especialmente, arroz para o Nordeste. Já abril foi o melhor mês para as operações no terminal desde o início do seu funcionamento, em 1997. Os 41.575 contêineres, 640 em média por navio, foram responsáveis por este resultado histórico.

As principais cargas longo curso transportadas no semestre foram frango, resina, tabaco e carne suína para destinos como Europa, Ásia Oriente Médio e América do Norte e Sul. Além disso, o Tecon Rio Grande passou a operar novas cargas na primeira metade do ano. A chinesa Foton, uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo e que está se instalando em Guaíba (RS), passou a movimentar cargas utilizando o terminal. Peças, acessórios e até mesmo caminhões montados e adaptados ao mercado brasileiro estão desembarcando em Rio Grande. A previsão é que, até a conclusão da fábrica – prevista para o final de 2015 –, mais de 3 mil caminhões passem pelo Tecon.

Para o diretor comercial do Tecon Rio Grande, Thierry Rios, a produtividade das operações é o diferencial para o crescimento: “Oferecemos segurança, ótima infraestrutura e boas condições para diferentes segmentos da economia. Trabalhamos desde cargas agrícolas, alimentícias e de outros setores industriais, e contamos com estrutura montada para atender com excelência os atuais e novos clientes. O nosso calado, 40 pés, permite que trabalhemos com grandes navios acompanhando o crescimento do segmento”, destaca.

Ainda no primeiro semestre, o Tecon Rio Grande investiu aproximadamente R$ 7 milhões na automação completa dos gates (portões) de entrada e saída. Com o sistema OCR (Optical Character Recognition) é possível fazer a leitura eletrônica do caminhão ou trem que está entrando nas instalações do terminal, bem como da numeração do contêiner – o que possibilita saber qual carga está sendo entregue. Não há, portanto, a necessidade de serviço manual para esse tipo de conferência, o que gera mais agilidade e rapidez na operação.

Para o segundo semestre, o Tecon Rio Grande planeja novas parcerias. “Nossa expectativa é manter o nível de crescimento verificado ao longo do ano. Apostamos, para isso, na qualificação dos nossos serviços, com novos investimentos e projetos, na fidelização dos atuais clientes e na atração de novos parceiros para o Tecon”, finaliza Rios.

Perfil - O Tecon Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, é hoje um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Empresa do Grupo Wilson Sons de Comércio Ltda, o Tecon está em atividade no Porto do Rio Grande desde 1997, quando venceu a licitação para administrar o terminal de contêineres. Neste período, vem operando as principais linhas de navegação que escalam o País. Tem cerca de 3 mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado.

Perfil - O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

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