Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2014 - 08:49

AES Eletropaulo utiliza ferramentas de Geomarketing para melhorar atendimento ao cliente

Ao identificar as necessidades dos consumidores, a concessionária reposiciona lojas e identifica melhorias.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento do perfil de seus clientes, seus hábitos de consumo e busca por serviços, a AES Eletropaulo passou a utilizar ferramentas de Geomarketing para melhorar os processos da companhia. A estratégia, que tem a função de localizar todos os públicos por micro regiões, definiu algumas ações que apresentaram melhorias nos procedimentos operacionais, comerciais, de leitura e entrega de fatura e até nas áreas internas da empresa.

A AES Eletropaulo trabalhou no reposicionamento de alguns pontos da rede presencial de atendimento. Com base na análise da densidade demográfica da área de concessão da empresa, utilizando Geomarketing, foi possível identificar, por exemplo, que moradores da zona leste residiam em locais distantes das lojas da concessionária. A partir daí, a companhia inaugurou uma nova loja no bairro de Itaquera, diminuindo o tempo de deslocamento desses clientes em até 30%. A empresa também realizou pesquisas que identificaram maior satisfação de seus clientes e maior movimentação nesta unidade da distribuidora.

Outra iniciativa foi o mapeamento das localidades em que ocorriam mais acidentes com a rede elétrica. Ao identificar essas situações, a concessionária disponibilizou vídeos e palestras para escolas e empresas dessas regiões e conseguiu minimizar 70% desses incidentes. “Se não tivéssemos mapeado, precisaríamos cobrir toda a área de fornecimento, o que seria menos eficaz, e mais demorado”, afirma Rogério Jorge, Gerente de Marketing da AES Eletropaulo.

A AES Eletropaulo também utilizou o Geomarketing para cruzar os dados residenciais dos atendentes das lojas com as suas unidades de trabalho. Com isso, a distribuidora realocou os colaboradores de acordo com a melhor localização, contribuindo para melhorar a qualidade de vida deles, que passaram a ter mais tempo com seus familiares e reduziram o tempo no trânsito.

Perfil - A AES Eletropaulo atua na região metropolitana de São Paulo, distribuindo energia elétrica para 24 municípios paulistas em uma área total de 4.526 km². Em consumo e faturamento, a empresa é a maior distribuidora de energia da América Latina, atendendo 6,7 milhões de unidades consumidoras e aproximadamente 20,1 milhões de clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira