Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2014 - 05:58

Equipe RioBotz/PUC-Rio é a grande campeã do Winter Challenge 2014

Alunos de Engenharia da PUC-Rio conquistam dois ouros, uma prata e três bronzes nas principais categorias de sumô e combate de robôs.

A equipe RioBotz, formada por alunos de Engenharia do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foi a grande vencedora do Winter Challenge 2014, o mais importante evento de competição de robôs de combate e sumô do Brasil. Ela volta para casa com o maior número de medalhas na competição, seis no total, com 43 medalhas conquistadas em todas as dez edições do evento desde 2005. O Winter Challenge foi realizado de 17 a 20 de Julho, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, São Paulo, e contou com cerca de 350 robôs e 700 participantes, um recorde de inscrições, incluindo equipes e juízes internacionais.

O robô Touro Classic, mais uma vez, sagrou-se campeão na categoria de maior prestígio, a de combate até 55kg (Middleweight). A PUC-Rio conquistou ainda uma dobradinha no pódio nesta categoria, com a versão 2014 do robô Touro, que foi terceiro lugar. "O novo Touro tem apenas três meses de idade e muitas inovações. Ainda estamos aprendendo a lidar com ele. Já o Touro Classic, de 2009, é um ancião nos padrões robóticos, mas saiu da aposentadoria para mostrar que experiência e confiabilidade são também importantes para a vitória", ressalta o Prof. Marco Antonio Meggiolaro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio e coordenador da RioBotz. A equipe venceu por nocaute o atual campeão mundial, o também brasileiro General, e venceu na final o Orion, campeão mundial de 2012, da empresa Triton Robôs.

Na categoria de combate até 1,44kg, o robô Mini Maloney conquistou o bicampeonato na Winter Challenge, invicto mais uma vez. Campeão em 2013, o pequeno repetiu o feito este ano e conquistou mais um ouro pra RioBotz.

A prata no torneio ficou por conta do robô batizado de Nervoso, na categoria Sumô Lego. Construído com cerca de cem peças do jogo para crianças, este foi o segundo pódio da RioBotz nesta categoria, que já havia sido campeã em 2008. O Nervoso é um robô autônomo inteligente: ele é programado para tomar suas próprias decisões sem qualquer interferência humana. Outros dois bronzes foram conquistados pelo Touro Jr na categoria combate até 5,5kg (Hobbyweight) e na Sumô 3kg R/C (Rádio Controlado), com o robô C3.

“Competir no Winter Challenge é sempre um grande desafio e uma alegria enorme. Nossas medalhas são resultado de um trabalho de equipe, uma união e um comprometimento muito grande com os resultados. Os alunos estão de parabéns”, comemora Meggiolaro.

A RioBotz/PUC-Rio foi formada em janeiro de 2003 com o objetivo de projetar e construir robôs de competição. Em 11 anos de muitas batalhas, a equipe já contabilizou 58 títulos, sendo 37 campeonatos nacionais e 21 medalhas de ouro em competições ao redor do mundo. Outras 52 medalhas são a soma de 29 pratas (13 delas internacionais) e 23 bronzes (11 internacionais), totalizando 110 medalhas.

A equipe é composta atualmente, em sua maioria, por alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica. Segundo Meggiolaro, participar de uma competição deste porte é um estímulo para os estudantes. "A Robótica é uma ciência multidisciplinar que fornece bases para a aplicação de diversas engenharias, dentre elas a Elétrica, Mecânica e de Computação. O aluno aprende um pouco sobre todas essas áreas e, principalmente, como integrá-las. No mercado atual, dificilmente se encontra um produto de alta tecnologia puramente mecânico ou elétrico: todas essas engenharias são importantes para a geração de um produto competitivo".

Os integrantes da RioBotz têm a possibilidade de adquirir conhecimentos em áreas como mecânica, eletrônica, computação, publicidade, marketing, design e captação de recursos, além de utilizar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. Embora seu foco seja a construção de robôs de combate, as tecnologias envolvidas podem ser aplicadas em diferentes setores como a indústria de energia, petróleo e médica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira