Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2014 - 08:14

Demanda doméstica subiu 0,5% em junho e 6,56% no semestre, aponta Anac

Número de passageiros pagos cresceu 1,8% no mês passado.

Brasília – Nos primeiros seis meses do ano a demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros acumulou alta de 6,56%, em comparação ao mesmo período de 2013. Já a oferta (assentos-quilômetros oferecidos – ASK) cresceu de 0,15% no mesmo período. Em junho de 2014, a demanda (em RPK) aumentou 0,5% em comparação a junho de 2013, entretanto, a oferta apresentou queda de 1,5%, no mesmo período. Com o resultado de junho, a demanda doméstica completou nove meses consecutivos de crescimento e alcançou o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos.

De acordo com Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Avianca destacou-se em crescimento da demanda doméstica em junho de 2014, quando comparada com o mesmo mês de 2013, da ordem de 31,2%. As líderes TAM e GOL registraram retração de 5,2% e 1,9% no mesmo período.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em junho de 2014 atingiu 7,2 milhões, o maior número para o mês nos últimos dez anos, com alta de 1,8%, em relação a junho de 2013. A GOL foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em junho de 2014, com 2,64 milhões, seguida pela TAM, com 2,37 milhões, e pela Azul, com 1,59 milhão.

O modal aéreo ampliou a sua participação no transporte interestadual de passageiros em distâncias superiores a 75km no primeiro trimestre de 2014, em comparativo com o modal rodoviário, tendo sido apurada em 62%. Em 2013, o transporte aéreo respondeu por 59% dos passageiros neste mercado.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi recorde para o mês de junho nos últimos dez anos, da ordem de 78,4%. O indicador registrou melhora de 2,0% em relação ao mesmo mês de 2013.

Transporte Aéreo Internacional -Em junho de 2014, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras registrou aceleração em comparação com a taxa de crescimento apresentada no mês anterior, com alta de 7,5%, quando comparada com o mesmo mês de 2013. A oferta internacional (em ASK) apresentou o primeiro resultado positivo após oito meses consecutivos de redução, com alta de 0,1%, em junho de 2014. Tanto a demanda quanto a oferta atingiram o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos.

O número de passageiros pagos transportados no mercado internacional em junho de 2014 atingiu 490,8 mil, com aumento de 8,8%, em relação a junho de 2013. Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês de junho nos últimos dez anos.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 81,5%, em junho de 2014, contra 75,8%, no mesmo mês de 2013, representando uma variação positiva de 7,4%. Com o resultado de junho de 2014, o setor registrou o melhor aproveitamento para o mês em nos últimos dez anos.

Os dados mencionados acima estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também contempla informações sobre a quantidade decarga transportadas, a participação de mercado das empresas e um comparativo do transporte rodoviário com o modal aéreo, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações.

O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros. |*Principais empresas aéreas brasileiras: foram consideradas aquelas que registraram participação de mercado superior a 1%, em termos de RPK.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira