Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2014 - 08:18

Parceria com municípios garante expansão do setor aeroportuário

Especialistas afirmam que plano diretor de longo prazo, associado à participação da concessionária e da administração pública, é crucial para o progresso socioeconômico do entorno dos aeroportos brasileiros.

A implantação de um complexo aeroportuário precisa ser planejada de maneira ordenada para que as diretrizes de todos os envolvidos tanto das esferas governamentais, quanto do setor aeroportuário aconteçam em sinergia. Este é o consenso entre especialistas que lidam diariamente com a dinâmica relação entre aeroportos e as cidades localizadas em seu entorno.

O diretor comercial do aeroporto de Viracopos, Aluízio Margarido, acredita que a existência de um plano diretor é crucial para que o projeto de criação de um aeroporto se harmonize com o planejamento estruturado para a cidade na qual o complexo passará a existir. “É preciso ter regulamentações eficientes e harmônicas que pensem 30 anos à frente, garantindo, por exemplo, a acessibilidade ao aeroporto, a oferta de trabalho, entre várias outras questões que afetam a funcionalidade do complexo aeroportuário e a sua relação com a população que vive próxima a ele. Existe uma série de definições que temos que criar com os órgãos públicos para que isso possa acontecer ao longo dos anos”.

Outro ponto destacado pelo diretor é a localização onde o complexo será construído. Para que o aeroporto possa funcionar 24 horas, a área não pode ser próxima aos centros urbanos. Margarido também alerta para o fato que o aeroporto tem que congregar empresas e serviços de forma a criar um mix de receitas comerciais que permita não sobrecarregar as companhias aéreas com tarifas muito elevadas. “Além disso, a diversificação das receitas de um aeroporto, com a presença de diferentes empresas, tem impacto positivo no seu entorno porque gera mais empregos, negócios e divisas para toda a região”.

A importância dos complexos aeroportuários para os municípios já foi comprovada pela região de Campinas, que abriga o Aeroporto de Viracopos. As autoridades da cidade estão atentas as vantagens que este modal pode trazer e concentram seus esforços na criação de novos projetos capazes de identificar soluções para um crescimento ordenado. “A cidade está muito preocupada com isso, então tomamos diversas providências para que tudo aconteça de forma estruturada e organizada. O aeroporto traz muitos benefícios e o desenvolvimento é muito grande, por isso tivemos a iniciativa de encontrar ferramentas para trazer resultados bastante positivos para a região”, explica o Secretário de desenvolvimento econômico, Social e Turismo de Campinas, Samuel Rossilho.

Outro especialista que compartilha a opinião do diretor comercial de Viracopos é o presidente da Urban Systems, Thomaz Eduardo Barbosa Assumpção, que explica que os aeroportos passaram a ter um papel indutor e acelerador no desenvolvimento da cidade por ser um elemento de conectividade de negócios. “O Brasil precisa olhar para isso e aprimorar o modal como uma matriz do transporte. Esse papel é significativo e os municípios também precisam enxergar desta forma. O sistema aeroportuário é um diferencial competitivo de negócios e passa a ser uma chave importante porque integra todo o País”.

No dia 18 de setembro, o diretor comercial do aeroporto de Viracopos, Aluízio Margarido, o presidente da Urban Systems, Thomaz Eduardo Barbosa Assumpção e o secretário de desenvolvimento de Campinas, Samuel Rossilho, participarão do Painel Aeroporto Cidade – Aviação & Desenvolvimento Econômico, que acontece durante a 4ª edição da Airport Infra Expo & Aviation Expo, no Expo center Norte, em São Paulo. A feira internacional é dedicada à cadeia de fornecedores e equipamentos e serviços para o setor aeroportuário e aviação comercial.

Lavrita expõe novos caminhões de combate a incêndio -Carros atendem especificamente o padrão de segurança dos aeroportos e serão locados em 21 aeródromos do País: a Lavrita Engenharia entregou para a Secretária de Aviação Civil (SAC) 33 caminhões de combate a incêndio aeroportuário, com plataforma do Scania P 440 4x4. O modelo, pioneiro, foi projetado exclusivamente para atender as exigências das normas contra incêndio de aeródromos, e é um dos destaques da empresa, expositora da Airport Infra Expo & Aviation Expo, evento da cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços para aeroportos e aviação comercial que acontece no mês de setembro, em São Paulo.

Os veículos fornecidos pela empresa fazem parte de um lote total de 64 unidades com prazo para serem entregues à SAC até o final do ano e fazem parte do Programa de Investimentos em Logística, do governo federal. Os caminhões serão locados nos aeroportos das cidades de Alta Floresta (MT), Altamira (PA), Araguaína (TO), Barreiras (BA), Bonito (MS), Cacoal (RO), Caruaru (PE), Cruzeiro do Sul (AC), Fernando de Noronha (PE), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ji-Paraná (RO), Juazeiro do Norte (CE), Macapá (AP), Marabá (PA), Paulo Afonso (BA), Santarém (PA), Sinop (MT), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Vitória da Conquista (BA).

A Airport Infra Expo & Aviation Expo - Feira internacional de infraestrutura aeroportuária e aviação comercial será realizada pelo quarto ano consecutivo, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é o momento oportuno para que players do mercado possam trocar experiências, ampliar o networking e apresentar novidades, como esta desenvolvida pela Lavrita, para potencializar o setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira