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26/07/2014 - 07:10

Magazine Luiza é uma das 50 empresas que mais impulsionam o mercado dos países emergentes

Estudo foi elaborado pelo The Boston Consulting Group, e a Companhia é a única varejista da América Latina que figura na lista.

O Magazine Luiza está entre as 50 empresas que mais impulsionam o mercado dos países emergentes, de acordo com um estudo elaborado pelo The Boston Consulting Group, consultoria de gestão global e líder mundial em estratégia de negócios, com 81 escritórios espalhados em 45 países, inclusive no Brasil. A Companhia é a única varejista da América Latina presente na lista e uma das quatro entre as 50 empresas analisadas que operam lojas físicas (ainda há mais duas outras participantes que atuam apenas no modelo de e-commerce).

Os números do Magazine Luiza apontados no estudo chamam atenção, pois a Companhia obteve uma receita de US$ 4,1 bilhões em 2013, mais que triplicando seu número de lojas nos últimos 10 anos. Também abriu 44 lojas em um único dia na cidade de São Paulo, obtém mais de 85% de suas vendas no formato de lojas convencionais e implantou com sucesso o projeto Magazinevocê. É a única varejista verdadeiramente multicanal que opera no Brasil, utilizando a mesma marca, malha logística e sistemas nos diversos canais de venda.

“O estudo procura dar a receita para investidores estrangeiros competirem com as empresas locais consideradas formidáveis competidores, pois fazem acontecer, tomam decisões rápidas sem se reportar a uma matriz fora do país e conhecem profundamente seus clientes, fornecendo a eles o melhor atendimento. Por todos estes aspectos, é um reconhecimento importante para o Magazine Luiza”, afirma Daniela Bretthauer, diretora de Relações com Investidores da Companhia.

O estudo reuniu 50 empresas do setor privado que concentram investimentos em seus respectivos mercados. As outras varejistas citadas no estudo são a BIM, da Turquia, com 4 mil lojas e receita de US$ 5,5 bilhões em 2013; a SM, das Filipinas, com 230 lojas e US$ 4,3 bilhões em vendas em 2013; a LC Waikiki, do setor têxtil, também da Turquia, com 400 lojas e US$ 2,5 bilhões em vendas no ano passado; e duas que atuam apenas no e-commerce, a Flipkart, da Índia, que vendeu US$ 200 milhões em 2013; e a Ozon.ru, da Rússia, uma das maiores do país, com vendas de US$ 750 milhões no ano passado e 17 milhões de usuários.

Perfil - O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com 737 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.

Em maio de 2011, a empresa passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a investidores pessoa física. Ao longo de sua história, realizou 13 aquisições.

A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 24 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 16 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou dez vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C e, em 2013, a rede foi eleita “Destaque em Inovação” do e-commerce brasileiro pelo e-bit.

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