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29/07/2014 - 07:57

Ampla aumenta investimentos em 12,4% no primeiro semestre de 2014

A empresa ampliou investimentos em melhorias na rede de distribuição da companhia e ações de combate às perdas por furtos de energia, bem como na conexão de novos clientes. Número de clientes chegou a 2,85 milhões. Volume de energia vendida e transportada pela empresa aumentou 6,2% nos primeiros seis meses de 2014, em relação ao mesmo período de 2013.

Niterói(RJ) – No primeiro semestre de 2014, os investimentos realizados pela Ampla alcançaram R$ 234,3 milhões, um aumento de 12,4% em relação aos R$ 208,37 milhões investidos no mesmo período de 2013. A empresa ampliou investimentos em melhorias na rede de distribuição da companhia e em ações de combate às perdas por furtos de energia, bem como na conexão de novos clientes.

Nos primeiros seis meses de 2014, Ampla alcançou 2.848.633 clientes, 3,5% a mais do que os 2.752.720 clientes que a empresa contava no primeiro semestre de 2013. Dos cerca de 95.900 novos clientes registrados no primeiro semestre de 2014, mais de 86.500, o equivalente a aproximadamente 90%, correspondem a clientes residenciais.

As vendas e transporte de energia no primeiro semestre de 2014 alcançaram 6.069 GWh, um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2013, devido ao maior número de clientes e ao maior consumo de energia per capita no mercado cativo, que totalizou no primeiro semestre do ano 2.014 KWh/consumidor, 3,8% mais que no primeiro semestre de 2013. O aumento do consumo de energia per capita no semestre deve-se às altas temperaturas registradas no verão.

Resultados financeiros -A receita da Ampla nos primeiros seis meses de 2014 foi de R$ 2,91 bilhões, 13,1% superior à receita registrada no mesmo período de 2013 devido ao maior consumo de energia e ao aumento tarifário médio de 2,64% na área de concessão da empresa com efeito retroativo à 15 de março de 2014, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 7 de abril de 2014.

Os custos e despesas operacionais alcançaram R$ 1,84 bilhão no primeiro semestre de 2014, uma alta de 30,8% em comparação com o mesmo período de 2013. Essa alta reflete o aumento dos custos com a compra de energia devido à maior utilização de usinas térmicas, que produzem energia mais cara, em comparação com as usinas hidrelétricas, resultado da situação hidrológica desfavorável no País. Por esta razão, o Governo Federal mitigou em parte o efeito destes maiores custos com os decretos 8.203/14 e 8.221/14 promulgados em março e abril de 2014, respectivamente, para auxiliar as empresas de distribuição diante deste cenário.

O Ebitda da Ampla no primeiro semestre de 2014 atingiu R$ 363,1 milhões, inferior em 31,3% em relação aos R$ 528,4 milhões registrados no mesmo período de 2013. Esta redução deve-se em grande parte a alta nos custos com a compra de energia que foi apenas parcialmente compensada pelo impacto positivo de R$ 580 milhões das medidas introduzidas pelo governo federal com os decretos 8.203/14 e 8.221/14.No primeiro semestre de 2014, a margem Ebitda ficou em 17,33%, em comparação com 28,63% no mesmo período de 2013.

Como resultado de todos estes fatores e da conciliação do valor da base de ativos da companhia com a base de ativos homologada pela Aneel, na ocasião da revisão tarifária concluída em abril de 2014, Ampla registrou um lucro líquido negativo de R$ 67 milhões no primeiro semestre de 2014 em comparação com o lucro de R$ 262,62 milhões do mesmo período do 2013.

Perdas de energia -No período de 1º de julho de 2013 a 30 de junho de 2014, as perdas totais de energia aumentaram ligeiramente, alcançando 19,91% do total da energia distribuída pela Ampla, contra 19,85% registrado no período 1º de julho de 2012 a 30 de junho de 2013. Estas perdas, em grande parte, devem-se ao furto de energia na área de atuação da companhia.

Sobre a Ampla -A Ampla Energia e Serviços S.A., uma empresa do Grupo Enel, é responsável pela distribuição de energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². Os 2,8 milhões de clientes atendidos pela companhia são concentrados na Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e nos municípios de Itaboraí e Magé.

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