Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2014 - 08:02

Desafios do comércio exterior pautam ENAEX 2014

Setor vive entraves que freiam a competitividade.

São Paulo – O comércio exterior brasileiro, que passa por grandes mudanças, necessita com urgência de medidas para a redução dos seus custos e gerar competitividade para seus produtos. Este é um dos temas que permearão o Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2014), destaca o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

O evento reunirá empresários, executivos de empresas públicas e privadas, consultores, especialistas e autoridades que discutirão os entraves e as potencialidades do comércio exterior brasileiro. O setor enfrenta inúmeros problemas, tais como sistema tributário complexo, anti-industrialização e antiexportação de manufaturados; insuficiente, deficiente e onerosa infraestrutura e burocracia excessiva. “O governo precisa focar em ações que gerem maior competitividade, elevando a produção e reduzindo o custo”, afirma Castro.

Os altos custos para quem exporta atinge a todas as empresas indistintamente, mas principalmente as pequenas e médias, que não têm fôlego para arcar com essas despesas. Alguns desses altos custos poderiam ser mitigados e compartilhados, segundo Castro, com a criação de consórcios de exportação, em que uma empresa representa as demais, com um único CNPJ, mas o projeto esbarra na falta de legislação para dotá-los de personalidade jurídica.

Apesar das perspectivas negativas da balança comercial para 2014, um setor tem demonstrado dinamismo, os de serviços de engenharia. “Esse segmento é grande gerador de exportações de produtos manufaturados, além de viabilizar o acesso ao mercado internacional para centenas de pequenas e médias empresas, que, isoladamente, não teriam condições de efetivar exportações. A propósito, é importante frisar que apenas cerca de 15 países no mundo exportam permanentemente serviços de engenharia, sendo um status para esses países, entre os quais se inclui o Brasil”, afirma Castro.

O ENAEX 2014, com o tema “Propostas para a Redução de Custos no Comércio Exterior”, em sua 33ª edição, vem se mantendo como o principal fórum de diálogo entre empresários e governo e reunirá representantes de toda a cadeia de negócios do comércio internacional dias 7 e 8 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.[www.enaex.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira