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30/07/2014 - 08:29

Pesquisa aponta maior satisfação e valorização do agricultor na sociedade

Realizado pela BASF, segunda edição do Farm Perspective Study, ouviu mais de 1300 pessoas no Brasil. Resultado no País consolida visão do agricultor como provedor de alimento.

São Paulo (SP) – A segunda edição do Farm Perspective Study teve como principais conclusões o aumento do nível de confiança do agricultor como provedor de alimentos, desempenhando uma função necessária e essencial na sociedade e, também, uma maior satisfação do agricultor com o cenário atual da agricultura quando comparado ao resultado do estudo de 2011. A pesquisa foi encabeçada pela Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para investigar e aferir as percepções e atitudes de consumidores e agricultores no que diz respeito à agricultura. A pesquisa foi conduzida pela empresa Market Probe e ouviu um pouco mais de 300 agricultores e 1000 consumidores brasileiros.

O papel do agricultor na sociedade -No Brasil, os dois grupos de entrevistados estão mais alinhados quanto ao papel do agricultor na sociedade para a afirmação de que o “agricultor é um fornecedor de alimento”, quando comparado ao estudo feito há três anos. Essa percepção aumentou em 18% entre os consumidores brasileiros, totalizando 88,6% de concordância. O agricultor também se sente mais responsável como provedor de alimento, o índice de aumento dessa percepção saltou de 79% para 93%.

O nível de satisfação do agricultor com sua função aumentou em 4%, ou seja, de 73% para 77%. Os produtores também se sentem melhor com sua posição na sociedade em relação à pesquisa anterior, passando de 62,3% para 73,3% em 2014. Os consumidores também afirmam respeitar os agricultores (90,5%).

Os agricultores brasileiros avaliam que devem concentrar ainda mais esforços para atender às expectativas dos consumidores, o que demonstra uma maior preocupação com as demandas do mercado.

Sustentabilidade e acesso aos alimentos -A maioria dos consumidores e agricultores brasileiros associou sustentabilidade na agricultura somente a aspectos relacionados ao meio-ambiente e biodiversidade, o que demonstra uma visão simplista acerca do tema. Apesar disso, constatou-se que os consumidores brasileiros aumentaram em 3,5% seu nível de preocupação com a sustentabilidade na agricultura em relação à primeira pesquisa, atingindo a marca de 82%. No Brasil, 67% dos agricultores concordam que utilizam métodos sustentáveis de produção versus 37% dos consumidores.

Assim como na primeira edição da pesquisa, o estudo de 2014 constatou que os consumidores estão dispostos a pagar preços mais altos por alimentos produzidos de forma ambientalmente amigável, de 65% de menções para 75% nesta edição da pesquisa. Entretanto, o índice de concordância entre os agricultores no país ainda é baixo (36%). Segundo Eduardo Leduc, vice-presidente Sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina e de Sustentabilidade para a América do Sul, esses dados refletem uma mudança na forma como os consumidores finais enxergam a produção agrícola, bem como reforçam a importância de comunicar adequadamente os avanços do setor e suas iniciativas sustentáveis.

Tendências - Temas como melhorias em tecnologia, mais subsídios do governo, mudanças climáticas, aumento da produtividade e utilização de biotecnologia foram apontados pelos agricultores como as principais tendências para os próximos cinco anos.

“Embora tenhamos um cenário positivo, fica clara a necessidade de conscientizar a opinião pública sobre a realidade e desafios dos agricultores. Ainda há uma diferença de entendimento sobre a atividade, mais precisamente no que se refere a métodos sustentáveis de produção e consumo. Porém, também fica evidente o comprometimento do agricultor com a qualidade da produção e é papel da indústria orientá-lo sobre novas tecnologias disponíveis”, afirma Francisco Verza, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.

Perfil - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atenderem às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [www.basf.com.br], ou perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 4.2 bilhões em 2013 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de seis mil colaboradores em 31 de dezembro de 2013.

Divisão de Proteção de Cultivos da BASF - Com vendas de mais de €5.2 bilhões em 2013, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF oferece soluções inovadoras em proteção de cultivos, tratamento de sementes e controle biológico, bem como soluções no gerenciamento de água, nutrientes e saúde da planta. Seu portfólio inclui também produtos para gramado e plantas ornamentais, controle de pragas e saúde pública. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma líder inovadora que auxilia os agricultores a otimizar sua produção rural, melhorar a eficiência de seus negócios e aumentar a qualidade de vida da população mundial em constante crescimento. [www.agro.basf.com], ou canais das mídias sociais.

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