Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Allianz Global Corporate & Specialty lança estudo sobre gestão de riscos climáticos

Resseguradora mostra como proteger os negócios contra a volatilidade climática.

Rio de Janeiro – A Allianz Global Corporate & Specialty Re Brasil (AGCS Re Brasil), braço de resseguro do Grupo Allianz, divulga estudo “Os negócios relacionados ao clima” sobre soluções de gestão de risco climático. Em determinados setores, alterações na temperatura, precipitações pluviométricas, luz solar, neve e vento podem impactar e atrapalhar a lucratividade das empresas. No Brasil, as geadas ocasionadas no inverno de 2013 trouxeram prejuízo de cerca de 65 milhões de toneladas ou 18% da safra de cana de açúcar que não pôde ser colhida. Como consequência, o Brasil sofreu uma expressiva redução na exportação de açúcar e poderia ainda ter perdas significativas às safras de trigo da estação atual e à safra de café do próximo ano.

Para evitar esse tipo de problema, as companhias precisam se preparar para o mau tempo e buscar seguros que garantam a continuidade de suas operações. Ano a ano as mudanças climáticas vêm sendo percebidas significativamente. Os prejuízos ocasionados por catástrofes naturais estão sendo contabilizados pelas seguradoras. Entre 2010 e 2013, foram pagos 70 bilhões de dólares para cobrir tais sinistros.

O clima impacta em todas as atividades comerciais e cerca de 70% das empresas estão expostas a “graves riscos climáticos”. O custo dos atrasos relacionados ao clima em empresas de transporte rodoviário americano, por exemplo, varia entre 2,2 bilhões e 3,5 bilhões de dólares ao ano. O impacto climático total possui um custo nacional estimado de 3 bilhões de dólares por danos e ferimentos em acidentes, atrasos e custos operacionais.

Estimativas indicam que mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) americano é diretamente ou indiretamente afetado pelo clima, o equivalente a 5,7 trilhões de dólares. Setores da indústria de energia, varejo, alimentação, vestuário, turismo, distribuição, transporte e construção são tão sensíveis a pequenas mudanças no clima quanto à movimentação de juros e taxas de câmbio estrangeiras em termos do impacto que isto possa ter sobre os lucros. Soluções de gestão de risco climático tem cada vez mais um crescente papel importante a cumprir, permitindo empresas a se proteger de forma eficiente contra tais riscos.

A demanda por soluções de seguradoras que considerem a variação do clima em sua valoração aumentará de forma significativa no futuro, guiada pela atividade climática mais instável e pela crescente consciência dos executivos de seus benefícios.

Perfil - A Allianz Global Corporate & Specialty Resseguros Brasil (AGCS Re Brasil) é o centro de expertise do Grupo Allianz para riscos corporativos e especiais, com foco nos clientes com faturamento superior a BRL 1 bilhão/ano, que oferece globalmente soluções em seguros, resseguros e gerenciamento de risco para os setores Aeronáutico, Naval, Petróleo, Linhas Financeiras, Engenharia, Responsabilidade Civil e Riscos Patrimoniais.

Em 2012, a AGCS Re obteve a licença da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para atuar como resseguradora local no Brasil. Em janeiro de 2013, a companhia abriu escritórios nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e a partir de 2014 passou a ser um hub da companhia para a América do Sul.

A AGCS Re Brasil recebeu rating local de “A (excelente)” pela agência AM Best, confirmando sua capacidade de líder de mercado para grandes riscos no país. [www.agcs.allianz.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira