Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2014 - 08:45

Átila, Você é Bárbaro


SESI-SP Editora Reedita Livro de Jaguar: “Átila, Você é Bárbaro”. Primeira edição foi lançada em 1968, com o melhor humor gráfico já produzido no País.

Passados 46 anos do lançamento de seu primeiro livro, Átila, você é bárbaro, Jaguar mantém seu tom irônico e revela que, “comparado com os vândalos de hoje, o Átila não passa de um doce bárbaro.” Agora a SESI-SP Editora reedita o livro e lança hoje, dia 30 de julho, na livraria da travessa, em Paraty, às 20h30, durante a 12º edição da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), que homenageia Millôr Fernandes.

Jaguar é um dos maiores humoristas gráficos do País, e que, em sua primeira edição, revolucionou o mercado de cartuns no País. Todo o lado contestador do cartunista no combate à ignorância, ao preconceito e à violência, abordados em temas como política, religião, arte, psicanálise, fra­quezas humanas, está reunido no livro de desenhos e textos. Nada escapa ao seu crivo impiedoso, nem mesmo quando coloca o tom delicado em certos elementos que per­meiam a ironia: uma flor, uma criança ou a pomba da paz.

Paulo Mendes Campos, jornalista, escritor e tradutor que faleceu em 1991, foi o responsável pelo prefácio do livro, em que destaca a referida obra de Jaguar como esplêndida. Campos ainda define o autor, poeta e humorista como irmão siamês, e finaliza dizendo que este é um “livro de poemas gráficos”.

O título faz parte da coleção Memória e Sociedade, que promove uma retrospectiva da história do País, bem como o resgate do acervo cultural de nossa sociedade.

O autor - Jaguar é caricaturista, ilustrador, desenhista, jornalista e cronista. Em 1957, estreou como cartunista, na Revista Manchete; em 1958, na Revista de Semana e Tribuna da Imprensa; e, em 1959, na revista Senhor. Fez parte da equipe da revista de humor Pif-Paf, de Millôr Fernandes. Além de ter fundado O Pasquim, em 1969, permanecendo até o fim de sua publicação, em 1991, criou o nome do jornal e seu personagem símbolo, o ratinho “Sig”. Em 1999, com Ziraldo e outros rema­nescentes de O Pasquim, editou a revista Bundas. Colaborou nos principais jornais do país. Publicou: Átila, você é bárbaro (1968); Nadie es perfecto (1973, na Argentina e, em 2008, no Brasil – Ninguém é perfeito); É pau puro (1982), Ipanema, se não me falha a memória (2000) e Confesso que bebi - Memórias de um amnésico alcoólico (2001).

Editora: SESI-SP Editora | 184 páginas.

SENAI-SP Editora e a SESI-SP Editora -Criadas em sintonia com a missão do SENAI e do SESI de difundir o conhecimento e a cultura, as Editoras têm a proposta de preencher uma lacuna editorial existente nas diversas áreas de educação e ensino profissionalizante em que o SENAI-SP atua, e busca difundir, de forma planejada e sistematizada, o conhecimento produzido pelo SESI-SP nas áreas de Cultura, Educação, Esporte, Nutrição, entre outras, assim como identificar oportunidades que possam contribuir para o enriquecimento dessas áreas. Desde sua criação, em 2011, as duas editoras já publicaram mais de 180 títulos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira