Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2014 - 09:02

Martin Corullon, da Metro Arquitetos, apresenta ‘Cais das Artes’ durante o Arq.Futuro


São Paulo - O arquiteto Martin Corullon, sócio da METRO Arquitetos Associados, apresentará o projeto do Cais das Artes, um complexo cultural em Vitória (ES), durante o “Arq.Futuro – A Cidade e a Água” no próximo dia 04 de agosto, no teatro do Engenho Central, em Piracicaba (SP).

Parceria do escritório paulistano com Paulo Mendes da Rocha, o Cais das Artes é um complexo cultural que reúne um teatro com capacidade para 1.300 espectadores, um museu com 3 mil m² de área expositiva, além de praça, biblioteca, auditório e café que totalizam 12 mil m². A previsão para sua inauguração é em 2015.

Localizado na Enseada do Suá, extensa área plana que dá forma a ilha de Vitória, o Cais das Artes foi idealizado para configurar um passeio público junto ao mar. “A suspensão dos edifícios em relação ao solo teve como objetivo deixar desimpedida a visão das montanhas de Vila Velha e do Convento da Penha, localizados do outro lado do canal e criar uma grande praça de uso público”, afirma Corullon.

Essa concepção aproximou o projeto do tema dessa edição do Arq.Futuro, a cidade e a água. O evento tratará da importância da água nos processos de urbanização, de aspectos cruciais como abastecimento, infraestrutura, resiliência das cidades frente aos desastres naturais, concepção de espaços públicos de lazer no mapa hídrico das cidades, entre outros.

Cais das Artes – Arq.Futuro: Palestrante: Martin Corullon - Arquiteto e Urbanista pela FAU/USP e sócio do escritório Metro Arquitetos Associados, no dia 04 de agosto, às 16h30, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, Engenho Central – Piracicaba – SP [www.arqfuturo.com.br].

Metro Arquitetos - Fundado em 2000, na Rua General Jardim, a Metro Arquitetos Associados é um escritório de arquitetura que atua em projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. Com uma prática que alia rigor técnico, detalhamento e pesquisa, o escritório atende demandas contemporâneas como o uso coletivo dos espaços construídos e a relação entre as construções e o ambiente, sem abandonar a tradição arquitetônica moderna e especulações formais e de materiais.

O escritório dos sócios Martin Corullon e Gustavo Cedroni tem projetos ligados principalmente à área cultural, e obras concluídas para a Fundação Bienal de São Paulo, Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Galeria Leme e Itaú. São próximas ao grande público principalmente a expografia da 30ª Bienal de Artes de São Paulo e as nove salas do Espaço Itaú de Cinema, dentre elas a unidade da rua Augusta que foi considerada a melhor sala de cinema de São Paulo pelo Guia da Folha (2013).

Um dos escritórios brasileiros que devem fazer a diferença até 2035 segundo a revista AU, a Metro Arquitetos foi finalista do “Prêmio Arquitetura & Construção - O Melhor da Arquitetura” em 2010, 2011 e 2012, e 3º lugar na categoria “Obras Concluídas” do 10º Prêmio Jovens Arquitetos, do IAB-SP. O escritório teve publicações nas revistas Casabella, L’Arca, L'Architecture d'Aujourd'hui e Wallpaper, entre outras: na Casabella, de Francesco Dal Co, o escritório apareceu com grandes nomes como Renzo Piano, Tadao Ando e Jean Nouvel; na revista L’Arca foram um dos escritórios escolhidos para um panorama sobre jovens arquitetos mundiais, a cargo do arquiteto Richard Meier, premiado com um Pritzker; na L’Architecture d’Aujourd’hui na Wallpaper, o Cais das Artes apareceu como uma das mais importantes obras em construção no mundo. [www.metroo.com.br ].

Os sócios: Martin Corullon - Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo, em 2000, ano em que fundou a Metro Arquitetos Associados. Desde 1994 tem colaborado frequentemente com o Arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Integrou o grupo curatorial do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2006. Entre os anos de 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partners, em Londres. Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo em 2013.

Gustavo Cedroni - Arquiteto e Urbanista pela Fundação Armando Álvares Penteado- FAAP. Trabalhou com Pedro Paulo de Melo Saraiva em 1999, ecom Eduardo Colonelli, em 2000. Desde 2002 trabalha no escritório METRO Arquitetos Associados, onde é sócio desde 2007. Participou da Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2006, com uma vídeo instalação. Em 2010 deu aulas no Instituto Europeu de Design de São Paulo. No ano de 2012 trabalhou no escritório OMA de NY, de Rem Koolhaas.

O Arq.Futuro traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil.

Ao mesmo tempo em que promove a preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro, o Arq.Futuro propõe um diálogo sobre o desenho e a gestão das cidades. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano que terão grande impacto em sua vida. Ao envolver o público na discussão sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro busca contribuir para o crescimento sustentável e justo e para a competitividade do Brasil. Também está cultivando uma base local de conhecimentos sobre inovação em arquitetura e urbanismo no país e na América Latina.

Vários dos arquitetos, economistas, empresários mais influentes do país e do mundo têm se reunido com formadores de opinião e atores políticos nos eventos do Arq.Futuro. Alguns dos temas debatidos são: .espaço público, habitação, transporte e infraestrutura;

. educação em arquitetura e urbanismo;
. engajamento do público em assuntos relacionados à arquitetura e ao desenvolvimento urbano;
. novas tecnologias para a participação popular, a mobilidade urbana e os edifícios;
. caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural;
. a diferença entre tendências passageiras e valores permanentes em arquitetura.

Todo o conteúdo gerado pelo Arq.Futuro é registrado e disponibilizado em diversos formatos, que incluem a publicação de livros digitais e a produção de material audiovisual com imagens e vídeos exclusivos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira