Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2014 - 09:19

Inverno aumenta em 20% a produção de couve manteiga em Suzano, na Grande São Paulo

Município é o segundo maior produtor do Estado.

Cercada por mananciais e com forte potencial agrícola a cidade de Suzano, na Grande São Paulo, é a segunda maior produtora de couve manteiga no Estado de São Paulo, atrás apenas da cidade de Bastos, no interior paulista. No inverno, a produção local aumenta em até 20%.

Nos sete hectares de terra dedicados ao cultivo de couve manteiga, o agricultor Odair Pelegrin colhe cerca de 1.800 maços diariamente. Entre os meses de junho e agosto, a colheita chega a 2.160 maços por dia. De acordo com o agricultor, o aumento se deve as condições climáticas.

“A temperatura amena favorece o cultivo. Nesse inverno a temperatura tem variado entre 18° e 20°C, o que é ideal, pois o clima muito frio faz com que as mudas parem de crescer e o calor excessivo apodrece os pés”, explica Pelegrin.

Ele lembra também que a procura contribui para o aumento da procura. “A couve manteiga é um vegetal que pode ser cozido, por isso as pessoas dão preferência no inverno. Além disso, é um ótimo acompanhamento para caldos e para a tradicional feijoada”, comenta.

A variação da temperatura exige um cuidado especial no trato da couve manteiga. A colheita do vegetal é feita na madrugada para preservar a qualidade das folhas. “Geralmente iniciamos a colheita às 5h e recomeçamos depois das 17h, quando o sol já se pôs. Isso para garantir que a claridade e o sol não murchem as folhas”, explica o agricultor.

Além da couve manteiga, Pelegrin cultiva outras folhosas como salsa, alface, brócolis, acelga e catalônia, que abastecem Suzano, Santos e algumas cidades do ABC paulista. “Temos potencial para aumentar a produção, porém falta mão-de-obra para trabalhar na lavoura”, acrescenta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira