Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2014 - 09:19

Eventos debatem agricultura orgânica em Minas Gerais

O interesse crescente por alimentos saudáveis e a maior oferta de produtos orgânicos no mercado, contribuindo para a melhoria da dieta alimentar da população, são alguns dos aspectos que estão sendo debatidos por dois eventos que acontecem em Sete Lagoas, na região Central de Minas, até o dia 1º de julho(sexta-feira): a IV Feira de Agricultura Orgânica de Minas Gerais e a III Feira de Plantas Medicinais, Produtos Naturais e Fitoterápicos. Palestras e cursos gratuitos são as maiores atrações das duas feiras, que oferecem ainda estandes de empresas especializadas e uma Vitrine Tecnológica com hortaliças e algumas espécies frutíferas cultivadas sem o uso de agrotóxicos.

Durante a abertura, realizada nesta quarta-feira, Leila Vasconcelos, da Central de Eventos e Promoções, empresa realizadora, reforçou o potencial que ainda pode ser explorado pelo município no desenvolvimento da agricultura orgânica. Sete Lagoas possui hortas comunitárias urbanas, projeto iniciado pela prefeitura na década de 1980, que são fontes geradoras de emprego e renda para centenas de famílias de bairros carentes. A produção orgânica de hortaliças é incentivada e instituições como Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) assessoram os produtores.

A Emater-MG atua na elaboração dos projetos das hortas, prevendo a necessidade de água e o sistema de irrigação, além de orientações quanto ao uso de insumos. A Embrapa orienta os produtores sobre técnicas de armazenamento de água, com os lagos de múltiplo uso. Nesse contexto, durante os eventos que vêm sendo realizados nesta semana em Sete Lagoas, os participantes podem visualizar as vantagens do projeto de irrigação da Vitrine Tecnológica, que é abastecida por um lago de múltiplo uso.

Painéis – O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Walter Matrangolo foi o moderador do primeiro painel do evento que debateu o tema “políticas públicas” na produção orgânica. Pesquisadores, professores e outros especialistas apresentaram experiências da agroecologia em Minas Gerais (Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e no Distrito Federal. [www.cepromocoes.com.br/agrorganica]. As inscrições para as atividades são gratuitas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira