Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2014 - 09:07

Instituto C&A apoia e participa da Flipinha com ações para educadores e público geral da Festa Literária

Iniciativas incluem debates sobre políticas públicas para a leitura, visita à escola ribeirinha que teve sua rotina transformada pela literatura e um sarau em homenagem a Millôr Fernandes, conduzido por educadores de vários cantos do País.

O Instituto C&A, reconhecido por trabalhar pela garantia do direito à educação de crianças e adolescentes, com atenção especial à promoção da leitura, é um dos apoiadores da Flipinha, evento dedicado à literatura infantil e juvenil que integra a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que será realizada entre 30 de julho e 3 de agosto, em Paraty (RJ).

Presente durante o ano inteiro no município litorâneo, por intermédio de projetos realizados em parceria com o Núcleo de Educação e Cultura da Associação Casa Azul, o Instituto C&A atua na região desde 2009, com o objetivo de contribuir para que Paraty se transforme numa cidade de leitores. O trabalho de formação continuada é realizado com os mediadores, educadores e os gestores das escolas municipais e inclui oficinas literárias e artísticas, programações culturais para toda a comunidade e, principalmente, apoiam e incentivam a criação e a manutenção de bibliotecas escolares e comunitárias. A parceria dá oportunidade de acesso ao livro aos cidadãos de Paraty.

Durante a Flipinha, o Instituto C&A vai promover uma série de ações, para o público em geral e, principalmente, para os representantes de 13 Polos de Leitura que a organização apoia em outras partes do País. Esses representantes são educadores, que poderão levar para as suas cidades novas experiências sobre a promoção da leitura.

Abaixo, uma relação das principais iniciativas do Instituto C&A durante o evento: quinta-feira [31 julho], 13h30 - Mesa Aberta: Caminhos e Diálogos: Construindo Políticas Públicas para a Leitura. Discussão sobre promoção do livro, leitura, literatura e biblioteca. Presença do secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto; do diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; do diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini; do diretor da BlibiAspa, Paulo Daniel Elias Farah, e da diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação, Claudia Santa Rosa. Mediação do coordenador do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, Volnei Cunha Canônica. Local: Casa da Cultura de Paraty.

Quinta-feira [31 de julho], 18h30 - Bate-papo aberto com o escritor indígena de literatura infantil Roni Wasiry Guará. Natural do Paraná do Ramos, no Amazonas, Roni é professor da escola Casa Familiar Rural (CFR), que trabalha com questões voltadas para o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental, o manejo florestal e técnicas agrícolas. Formado em Pedagogia Intercultural Indígena, dá palestras sobre temas indígenas em Boa Vista do Ramos (AM), cidade onde vive com sua família. Local: Casa do Autor

Sexta-feira[1º de agosto], das 7 h às 12 h - Visita especial, de barco, à escola pública João Apolônio dos Santos Pádua, localizada na comunidade de Ponta Grossa, em Paraty. A visita dos representantes dos Polos de Leitura acompanhará o encontro do autor infantil Augusto Pessoa com os alunos da escola, que fizeram trabalhos inspirados em sua obra. O objetivo da visita é conhecer, in loco, como funciona o projeto permanente da Casa Azul e do Instituto C&A, e também como a literatura transformou a escola e a comunidade. Saída do cais do porto.

Sexta-feira[1º de agosto], 13h30 - Mesa aberta: A Poesia e seus Caminhos de Fazer Ler. A partir da leitura de um poema que marcou a infância dos participantes do painel do Movimento por um Brasil de Leitores, cada um vai discorrer sobre a experiência com a leitura de poesia e como esta pode levar a outros gêneros. Participam os escritores Luís Dill, Flávio de Araújo e Ninfa Parreiras e Volnei Canônica a educadora e diretora de Mídia e Educação da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro, Simone Monteiro de Araújo. Local: Casa de Cultura de Paraty.

Sexta-feira [1º de agosto], 19 h- Sarau do Millôr, com educadores dos Polos de Leitura e autores convidados. Local: Casa do Autor.

Sábado,[ 02 de agosto], 13h30 - Mesa aberta: Biblioteca na Escola: Leitura e Letramento. Roda de conversa sobre a importância dos projetos de incentivo à leitura literária e do acesso à biblioteca na escola para a formação do leitor. Presença da secretária municipal de Educação de Paraty, Eliane Tomé, da secretária municipal de Cultura de Paraty, Cristina Maceda, da representante da Fundação Editora SM, Pilar Lacerda, e da bibliotecária, especialista em literatura, Graça Castro. Mediação de Patrícia Lacerda, gerente de Educação, Arte e Cultura do Instituo C&A. Local: Casa de Cultura de Paraty.

Programa Prazer em Ler -O programa Prazer em Ler, criado em 2006, tem por objetivo contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores e da formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas. O programa apoia o desenvolvimento de projetos de leitura em ONGs, escolas, bibliotecas e outros espaços institucionais; dissemina sua importância na sociedade em geral; e se articula com diferentes atores que atuam ou possam atuar na promoção da leitura.

Perfil - O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em mais de cem cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 93 milhões em 1,6 mil projetos sociais em todo o Brasil, com a participação de aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira