Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2014 - 09:20

Política para atração de investimento estrangeiro do Rio tem pontuação máxima em ranking que avalia estados brasileiros

Na colocação geral, o Rio de Janeiro alcançou a segunda posição, com resultado considerado bom.

A política de atração de investimentos estrangeiros adotada pelo Estado do Rio de Janeiro obteve pontuação máxima pelo Ranking do Ambiente de Negócios dos Estados Brasileiros em 2013/14, desenvolvido pela Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist. Na pontuação geral do levantamento, o Rio foi o vice-colocado, se mantendo pelo terceiro ano consecutivo como o segundo Estado mais competitivo do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

O ranking avalia oito temas – ambiente político, ambiente econômico, regime tributário e regulatório, recursos humanos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade, além da política para atração de investimentos estrangeiros, índice em que o Rio obteve nota 100, junto com Minas Gerais e São Paulo. O Estado fluminense alcançou 72,3 pontos na colocação geral, ficando bem acima da média nacional, que foi de 43 pontos e muito próximo do primeiro colocado, São Paulo, que teve a nota 77,2.

“Apesar do Rio ser o segundo menor estado do País, assumiu recentemente seu gigantismo. Sua localização privilegiada, no centro do maior mercado consumidor do País unida à credibilidade da nossa política econômica e estratégia de atração de investimentos resultaram na melhoria do ambiente de negócios do Estado”, avalia o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

O Rio alcançou ainda resultado “muito bom” em quesitos como tamanho do mercado, incentivos para investir, política para capital estrangeiro, produtividade do trabalho, universitários graduados, despesa, infraestrutura e incentivos para Pesquisa & Desenvolvimento, estratégia estadual para meio ambiente, incentivos para sustentabilidade, regulador ambiental – todos esses tiveram nota máxima.

O ranking começou a ser feito em 2011, quando o Rio, também em segundo lugar, obteve 71,6 pontos. No resultado de 2013/14, os setores que registraram maior crescimento foram de infraestrutura e sustentabilidade, seguido por recursos humanos.

O estudo utiliza um modelo de pontuação dinâmico, a partir de 26 indicadores que avaliam questões específicas do ambiente de negócios de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. O levantamento tem objetivo de orientar os administradores públicos, para que façam mudanças necessárias para atrair investimentos nacionais e estrangeiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira