Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2014 - 09:27

SITA Introduz tecnologia que aprimora rastreamento de aeronaves na Índia

Solução inovadora atende a demanda da indústria por melhor monitoramento de aeronaves.

A SITA, empresa que fornece soluções de TI e comunicação para a indústria global de transporte aéreo, anuncia tecnologia inovadora para rastrear aeronaves na Índia. A tecnologia AIRCOM Server Flight Tracker da SITA permite que as companhias aéreas monitorem suas aeronaves de forma eficiente e com um custo mais baixo. Em fase de teste em diversas companhias aéreas, a solução vai utilizar a tecnologia que já está instalada na aeronave para fornecer recursos de rastreamento avançados.

O AIRCOM Server Flight Tracker da SITA vai permitir que as companhias aéreas acompanhem o movimento de aeronaves através da fusão do sistema central de despacho, da SITA, e o servidor central de operações da companhia aérea (AIRCOM), com a sua aplicação de Sistema Futuro de Navegação Aérea (FANS), que está disponível para os provedores de serviços de navegação aérea (ANSP). Como o sistema FANS já está instalado em muitos aviões, a solução não exige custo alto ou investimento adicional das companhias aéreas.

Shri Ashok Lavasa, Secretário do Ministério da Aviação Civil da Índia (MoCA), afirma: "Nos últimos 10 anos, o tráfego aéreo de passageiros na Índia apresentou um crescimento significativo, com uma taxa anual de 13%. Os mecanismos de monitoramento dos aviões são cada vez mais importantes para a segurança dos passageiros. Com o aumento do tráfego de passageiros, além de novas companhias aéreas e aeroportos, a indústria de aviação indiana tem o potencial para se tornar uma das três melhores em nível mundial até 2020. Adotar padrões globais e liderar o caminho em áreas importantes, como, por exemplo, o rastreamento de aeronaves, vai reforçar a posição de liderança da Índia, além de proporcionar conforto para os passageiros que desejam uma aterrissagem segura".

Recentemente, a direção-geral da Aviação Civil (DGCA) tornou obrigatório o uso de todos os meios de rastreamento de voos de aeronaves em uma base em tempo real para as companhias aéreas e os operadores privados, a fim de garantir que os dispositivos necessários funcionem antes da decolagem.

Dr. Prabhat Kumar, diretor -geral da Aviação Civil, diz: "Acompanhar as aeronaves em tempo real é uma das maiores necessidades da indústria, hoje, não apenas na Índia, mas em todo o mundo. E isto exige uma tecnologia robusta. A proposta é trabalhar com os sistemas já existentes e torná-los mais eficientes e rentáveis. A implementação do datalink baseado na aplicação - VHF ou HF como solicitado - juntamente com ACARS / ADS-B, pelas empresas aéreas indianas vai apoiar a visão da Direção Geral da Aviação Civil sobre o rastreamento de aeronaves em tempo real. Com as informações valiosas da SITA sobre soluções de rastreamento, as operadoras indianas vão avançar nessa área que é tão importante".

O AIRCOM Server Flight Tracker da SITA vai permitir o rastreamento de voo de ponta a ponta sobre condições e parâmetros das companhias aéreas por meio de seu próprio contrato de Vigilância Dependente Automática (ADS). Este, por sua vez, vai ajudar na reação da companhia aérea a eventos diferentes de aeronaves, incluindo a adaptação do ritmo de rastreamento. A solução pode ser totalmente gerenciada a partir do solo, não sendo dependente de ações da tripulação ou cabine do piloto. Isso é possível porque os dados são enviados automaticamente após a inicialização.

Maneesh Jaikrishna, Vice-Presidente da SITA para Índia e Subcontinente, diz: "O ponto forte da nossa solução inovadora é que ela pode ser desenvolvida rapidamente, tendo um acréscimo de custo mínimo para as companhias aéreas, uma vez que irá utilizar os sistemas já existentes na aeronave. A SITA tem trabalhado com seus parceiros da indústria da aviação para definir a tecnologia de última geração por mais de 65 anos. Nosso esforço é contínuo para apresentar soluções tecnológicas que possam ajudar a melhorar a eficiência para a indústria da aviação".

Ao usar o AIRCOM Server Flight Tracker da SITA, os controladores e despachantes de voo vão ser alertados para movimentos de aeronaves inesperados, usando contratos de Vigilância Automática Dependente (ADS-C) do sistema FANS, aplicação que é capaz de solicitar informações sobre a posição da aeronave para além das fronteiras do ANSP. Isso vai evitar eventuais lacunas entre rastreamento do ANSP da aeronave e vai cobrir áreas onde o ANSP ainda não tem sistemas terrestres FANS. As companhias aéreas também vão ser capazes de observar qualquer perda inesperada de contato entre seus aviões e o controle de tráfego aéreo, monitorando o uso de seus aviões do Serviço FANS prestado pelas Unidades de Controle de Tráfego Aéreo para trocar o log on entre os sistemas terrestres FANS de provedores de serviços de navegação aérea adjacentes.

O catalisador para o desenvolvimento da solução é a Organização da Aviação Civil Internacional (International Civil Aviation Organization - ICAO). A ICAO e a Associação de Transporte Aéreo Internacional (International Air Transport Association - IATA) lideram uma força-tarefa para avaliar as possíveis soluções, visando melhorar o rastreamento de voo. É importante salientar que a SITA vai cumprir qualquer solução de mandato determinada pela força-tarefa.

As companhias aéreas que utilizam a nova solução da SITA também podem se beneficiar da mais recente proposta da Inmarsat para relatórios de controle de aeronaves. A SITA fornece Aircraft Communications and Reporting Systems (ACARS) através do data link da cabine do piloto a partir da rede global AIRCOM para mais de 150 companhias aéreas, voando com mais de 10 mil aeronaves. Esta rede é composta por 1.400 estações de rádio VHF, além de conexões via satélite.

Perfil - A SITA é líder mundial em comunicações de transporte aéreo e soluções de TI. Propriedade da indústria, a SITA fornece soluções para as companhias aéreas, aeroportos, GDS e governos, a mais extensa rede de comunicações do mundo. Seu portfólio abrange todos os aspectos da indústria de comunicações globais gerenciados para passageiros, bagagem, voo e operações de aeronaves, gestão das fronteiras e ar-terra comunicações. Com presença em mais de 400 aeroportos em todo o mundo, a SITA fornece um serviço exclusivo para seus 450 membros da indústria de transportes aéreos e 2.800 clientes em mais de 200 países. Em 2013, a SITA teve receita consolidada de US$ 1,63 bilhão.

As subsidiárias da SITA e joint ventures incluem OnAir, CHAMP Cargosystems e Aviareto. [www.sita.aero].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira