Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2014 - 07:24

Exportações sobem mais de 11% no Tecon Salvador em 2014


Movimentação do primeiro semestre foi impulsionada pela indústria de celulose, químicos e petroquímicos e minérios.

As cargas de exportação voltaram a registrar crescimento no primeiro semestre deste ano nas operações do Tecon Salvador – terminal de contêineres da capital baiana, administrado pelo Grupo Wilson Sons. O volume de contêineres cheios cresceu 11,4%, totalizando uma movimentação de 41,8 mil TEUs no acumulado dos seis primeiros meses de 2014.

Os embarques de celulose foram os grandes responsáveis pela retomada das exportações no terminal, uma vez que o volume, que seguia em navios de carga solta, tem migrado para o contêiner nos últimos anos. Os embarques da commodity somaram mais de 12,5 mil TEUs, com alta de 35% no comparativo com o mesmo período de 2013. Ainda entre as cargas mais movimentadas, despontaram em sequência os segmentos de químicos e petroquímicos (5.649 TEUs) e minérios (4.178 TEUs).

Outros produtos também esboçaram incremento, como as especiarias e as frutas, em especial o limão embarcado no início desse ano. Além disso, o Tecon Salvador atraiu novas cargas, como os 1.500 TEUs movimentados de níquel, minério que passou a ser exportado pela capital baiana para o mercado asiático.

A expectativa é manter bons resultados no segundo semestre, impulsionados, principalmente, pela safra de frutas do Vale do São Francisco, anualmente exportada para os mercados europeu e norte-americano. O início dos embarques está previsto para agosto. No ano passado, o terminal voltou a ser a principal porta de saída das frutas produzidas pela Bahia e Pernambuco, escoando mais de 50% da última produção (cerca de 120 mil toneladas).

“Também temos boas expectativas para as exportações de suco e a manutenção dos embarques de minérios. Além disso, o braço comercial manterá a forte prospecção para a atração de novas cargas para contêiner, entre elas grãos como soja e sorgo”, prevê Patrícia Iglesias, diretora comercial.

Perfil - O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira