Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/01/2008 - 08:29

Petróleo dos EUA dispara para novo recorde a US$100 por barril

Nova York - Os contratos futuros de petróleo negociados em Nova York atingiram novo recorde de 100 dólares por barril no dia 2 de janeiro (quarta-feira), subindo mais de 4 dólares, impulsionados por conflitos em países integrantes da Opep, como Nigéria e Argélia, e também por um dólar fraco, além de uma frente fria.

Por volta das 15h24 (horário de Brasília), o contrato para entrega em fevereiro subia menos, era negociado a 99,37 dólares, com alta de 3,39 dólares por barril.

O recorde anterior para o contrato de prazo mais curto havia sido registrado em 21 de novembro de 2007, quando a commodity atingiu 99,29 dólares.

"O petróleo pode subir mais a partir daqui (100 dólares). Tratam-se de simples fundamentos de oferta e demanda", disse Kris Voorspools, analista de energia do Fortis em Bruxelas.

A Casa Branca informou que não irá utilizar a reserva de emergência de petróleo do país para tentar forçar uma queda nos preços, enquanto dois membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disseram que o grupo não teria condições de puxar o mercado para baixo.

Os preços do petróleo subiram 58 por cento em 2007, maior ganho anual nesta década. Os preços da commodity quase triplicaram desde 2000 --impulsionados pela demanda da China e outros países emergentes, aperto nos estoques e tensões geopolíticas.

A depreciação do dólar também ajudou a impulsionar os ganhos do setor de commodities. | Por: Robert Gibbons | Richard Valdmanis e adicional de Peg Mackey, em Londres, e Fayen Wong, em Sydney/ Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira