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05/08/2014 - 09:56

Grupo Technos anuncia crescimento de Ebitda ajustado de 6,5% no 2S14

O balanço do segundo trimestre de 2014 do Grupo Technos, divulgado no dia 31 de agosto(quinta-feira), demonstra claramente o esforço de contenção de despesas e de ganho de eficiência que a empresa tem empreendido desde o final do ano passado. Frente a um cenário macroeconômico incerto, agravado por um mês de junho com menos dias úteis em função dos feriados referentes à Copa do Mundo, o Grupo reagiu com ganhos de eficiência e cortes de custo, o que permitiu entregar um aumento de margem relevante.

No segundo trimestre de 2014 a receita bruta atingiu R$ 120,4 milhões, um decréscimo de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em compensação, houve um decréscimo de 30,3 % nas despesas de venda, devido ao controle de custos comerciais. Já as despesas administrativas recuaram 35,5 % em relação ao mesmo período do ano passado, em função de despesas não recorrentes relativas à aquisição da Dumont no segundo trimestre de 2013 e de controle de custos administrativos.

Desse modo, o Grupo apresentou um Ebitda ajustado de R$ 25, 1 milhões no segundo trimestre de 2014, contra R$23,6 milhões do mesmo período do ano passado, um crescimento de 6,5%. A margem Ebitda ajustada aumentou em 4,7 ponto percentual, atingindo 25,2 % no trimestre.

Neste período de 2014 foi registrada uma pequena redução na margem bruta. Se por um lado a companhia buscou recuperar margem em algumas das marcas de maior valor agregado, por outro reduziu preços de algumas marcas de combate, para continuarem ainda mais competitivos dentro desse segmento de mercado e também ajudar na redução do estoque.

A companhia registrou um total de caixa líquido operacional de R$ 15 milhões, muito superior ao ano passado. Esse crescimento é resultado em parte de uma melhor gestão do capital de giro, uma prioridade estratégica do grupo.

No segundo trimestre de 2014 o Grupo Technos registrou um lucro líquido de R$ 10,4 milhões, aumento de 220,6% em relação ao mesmo período de 2013. Já no semestre, o lucro líquido atingiu R$ 4,9 milhões, aumento de 209% frente ao mesmo período do ano passado.

Já o lucro bruto atingiu R$ 55,1 milhões no trimestre analisado e R$ 91,9 milhões no primeiro semestre de 2014, representando decréscimos de 16,2% e 6,0%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. Além da variação na receita líquida, o lucro bruto é impactado também pela variação no custo das vendas.

Assim como no primeiro trimestre de 2014, as grandes redes de lojas de departamento apresentaram um desempenho melhor do que o canal de lojas especializadas neste segundo trimestre. Esse fato pode ser explicado pela cautela dos varejistas em relação ao ambiente macroeconômico e o efeito adverso da Copa do Mundo.

Desta forma, perante a um cenário macroeconômico incerto, a adoção de uma política de contenção de despesas aliada a um ganho de eficiência, permitiu ao Grupo apresentar ganhos de margem significativos, evidenciando geração de caixa e desalavancagem.

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