Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2014 - 08:54

Pesquisa e desenvolvimento em óleo e gás é tema de seminário no Rio de Janeiro

Evento foi realizado pelo programa Rio Capital da Energia, em parceria com o Instituto de Energia da Puc-Rio.

O cenário da pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor de óleo e gás no Rio de Janeiro foi tema de seminário realizado no dia 04 de agosto(segunda-feira), pelo programa Rio Capital da Energia, na Firjan. O Estado, que lidera a pesquisa nesse setor, já atraiu R$ 8,7 bilhões para este fim, aproximadamente um terço do que foi distribuído em todo País. Esta foi uma das questões abordadas no evento, que contou com a participação do professor da Puc-Rio Alfredo Renault e do colaborador do Instituto de Energia da Puc-Rio Carlos Carmerini.

Durante a sua apresentação, o professor Renault falou sobre o Rio de Janeiro como centro da pesquisa e desenvolvimento tecnológico no setor de petróleo e gás. De acordo com ele, o Estado é o que mais atraiu investimento em pesquisa em todo o País, com destaque para a Puc-Rio e UFRJ na captação destes recursos. “Vinte e nove instituições receberam os investimentos obrigatórios, oriundos da cláusula de contratos entre a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) e as concessionárias, aqui no Rio de Janeiro. Cerca de 12% de todo o dinheiro vai para a pesquisa da UFRJ. A Universidade tem 230 projetos autorizados, que até maio deste ano receberam cerca de R$ 479,8 milhões”, disse o professor.

“O Rio de Janeiro não é só a capital da energia, mas também a capital da tecnologia”, destacou Carlos Carmerini em sua apresentação no seminário. De acordo com ele, os investimentos em P&D geram muitos resultados positivos. “Os estudos mostram que, com os avanços tecnológicos, não precisaremos mais de plataformas, o que irá reduzir significativamente os custos e os riscos da exploração de petróleo offshore”, disse.

Carmerini revelou ainda que estudos indicam que o Brasil está envolvido em 75% das pesquisas mundiais sobre óleo e gás. E em 50% delas, o Rio de Janeiro participa. “O Estado reúne todas as condições favoráveis: institutos tecnológicos, sede de grandes empresas de porte internacional, e empresas de base tecnológica que já participam do processo”. Ele ressalta, no entanto, que é preciso ir além. “As multinacionais que operam aqui devem compartilhar suas tecnologias. Devem abrir isso para os pesquisadores brasileiros. Precisamos andar juntos”, finaliza Carmerini.

O Seminário Pesquisa & Desenvolvimento no setor de óleo e gás no Rio de Janeiro foi o quarto realizado pelo programa Rio Capital da Energia, de uma série promovida em parceria com o Instituto de Energia da Puc-Rio. O próximo será sobre a matriz energética do Rio de Janeiro e deverá acontecer até o fim desse ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira