Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2014 - 09:31

A todo vapor

Empresas contam com profissionais acima dos 50 anos em seus quadros de funcionários.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 o número de idosos no país irá quadruplicar. O grupo de pessoas com 60 anos ou mais será maior que o de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos. Pode-se dizer ainda que devido ao avanço da medicina, tecnologia e hábitos mais saudáveis adotados de alguns anos para cá, a expectativa de vida do brasileiro já chega aos 73 anos de idade.

O que é importante perceber também a partir desses dados, é que não estamos mais falando de pessoas incapacitadas, muito pelo contrário, considerando os dados acima, os idosos do futuro irão se aposentar, mas não irão parar. A necessidade de complementação da renda familiar, a satisfação no que faz e o desejo de ser útil e/ou produtivo, são alguns dos fatores para que eles não parem de produzir. Para se ter ideia, executivos que já atravessaram a linha da aposentadoria, acima dos 60 anos, continuam no batente, pois são requisitados pelas empresas devido a larga experiência que podem proporcionar à companhia.

Diante desse cenário, muitas empresas passaram a abrir espaço para este “novo trabalhador”, seja pela escassez da mão de obra dos mais jovens em alguns segmentos ou ainda pelo perfil e maturidade presentes na terceira idade em certas funções, como atendimento ao público, ou atividades que exijam atitudes mais “amorosas”. A instituição de ensino Liceu Franco-Brasileiro, que está entre as 10 melhores no Rio de Janeiro, é um exemplo vivo de empresas que se preocupam com a inclusão de profissionais acima dos 50 anos. De acordo com Celuta Reissmann, diretora do colégio, essa inserção se deu de forma natural e simples. “Temos o prazer em dizer que podemos contar com profissionais dedicados e que amam o que fazem, apesar dos cabelos brancos. Não se pode desperdiçar a experiência desses profissionais apenas por conta da idade avançada”, diz.

Ainda de acordo com a diretora, um dos profissionais mais queridos do Liceu Franco-Brasileiro é funcionário da escola há mais de 50 anos e não pensa em se aposentar tão cedo. “O Almir de Souza Cardoso é um dos profissionais mais dedicados que conheço, ele realmente é apaixonado pelo trabalho que executa há muito tempo. Como um ótimo inspetor que é, conhece cada aluno, até mesmo os que já passaram por aqui, é também muito querido por eles”, complementa, acrescentado que as empresas podem e devem abrir as portas para profissionais acima dos 50 anos, no caso do Almir, 75, pois é difícil encontrar pessoas que chegam à maturidade dispostas a dar o melhor de si, e com amor ao que fazem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira